Concelho lidera crescimento de empresas de excelência

O Concelho da Batalha regista o maior crescimento percentual de empresas distinguidas com o estatuto PME-Líder e o segundo mais significativo na tabela das PME-Excelência 2018, segundo os dados revelados no dia 17 de abril pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), durante uma cerimónia que decorreu no Altice Fórum de Braga.

No caso das PME-Excelência, foram distinguidas 13 empresas com sede na área do município, mais 62,5% do que em 2017, muito acima do aumento médio de 5,4% verificado no distrito de Leiria. Em termos absolutos, a Batalha está na quarta posição a nível distrital e percentualmente encontra-se apenas atrás da Nazaré.

No que respeita às PME-Líder 2018, o estatuto foi entregue a 41 empresas do concelho, o que corresponde a uma subida de 57,7% em relação ao ano anterior, uma percentagem bastante superior aos 10% de crescimento médio registado no distrito. A Batalha ocupa a quinta posição em quantidade de galardões e foi o concelho que mais subiu em termos percentuais.

O estatuto PME-Excelência 2018 foi atribuído a 176 empresas do distrito de Leiria, que “se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão” e no conjunto representam um volume de negócios de 794 milhões de euros, 314 milhões dos quais (40%) resultam de exportações. A região ocupa a 6ª posição nacional em número de galardões, com 7,9% do total de volume de negócios das PME-E.

A tabela distrital é liderada por Lisboa, seguida pelo Porto, Aveiro, Braga e Faro - retirou o 5ª posição na quantidade de distinções a Leiria, que mantém o lugar em faturação.

Quanto aos concelhos, Leiria foi o que conquistou mais galardões (58), seguido pela Marinha Grande (30) e Pombal (24).

As PME-ExceLência da região de Leiria são na maioria de pequena dimensão (131), correspondendo a 74% do total. As empresas de média dimensão (39) representam 22% e as microempresas (6) correspondem 4% deste universo.

No conjunto, registaram uma taxa de crescimento do volume de negócios de 20% e têm um ativo líquido global de aproximadamente 713 milhões de euros. O resultado líquido foi de 91,7 milhões de euros (mais 34,2%), apresentaram uma autonomia financeira média de 60,6% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios de 24%.

A média de volume de negócios das PME-Excelência do distrito é de 4, 511 milhões de euros, com um resultado líquido de 521 mil euros e exportações de 1,787 milhões de euros.

Esta iniciativa do IAPMEI - em parceria com o Turismo de Portugal e os principais bancos portugueses – distinguiu 2.378 empresas a nível nacional, que representam um volume de negócios de 10 mil milhões de euros, 2,4 mil milhões dos quais conseguidos através de exportações.

Quanto às PME-Líder 2018, no distrito de Leiria viu serem distinguidas 637 empresas, resultado que o coloca na quinta posição do ranking nacional, atrás do Porto (que lidera), Lisboa, Aveiro e Braga.

Os resultados da região estão 2% abaixo da subida registada a nível nacional (12%) na atribuição deste estatuto, que permite às empresas participar na escolha das PME Excelência. Mas são os melhores dos últimos quatro anos, já que estavam em queda desde 2015, quando foram apenas 579.

Quanto aos concelhos, Leiria lidera a tabela regional (234 empresas), seguido por Pombal (82) e Marinha Grande (78). Os maiores crescimentos percentuais foram alcançados pelos municípios da Batalha (57,69%), Ansião (14,29%) e Leiria (13,04%).

A nível nacional, 8.051 empresas podem usar o título PME-Líder 2018, quando no ano anterior foram menos 874. O recorde foi alcançado em 2012, ano em que o estatuto foi atribuído a 8.334 empresas.


NESTA SECÇÃO

Onze empresas do concelho no “Top 5% Melhores PME de Portugal”

O Concelho da Batalha está representado por 11 empresas no “Top 5% Melhores PME de Portugal”...

Oonify distinguida nos Prémios Lusófonos da Criatividade

A agência de comunicação com sede na Nazaré Oonify, - que tem como business account manager ...

Valorlis aposta em novas soluções para o tratamento e valorização dos resíduos

A Valorlis assinalou o seu 25º aniversário com a apresentação de um novo filme institucional...