Concelho integra associação de terras cerâmicas

A Batalha é um dos 14 concelhos que integram a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (APCVC), constituída a 17 de abril, em Mafra, com o objetivo de garantir “uma maior promoção à cerâmica portuguesa”.

A fundação da APCVC, com sede se localiza nas Caldas da Rainha e presidência rotativa, “constituiu a primeira iniciativa estratégica, proveniente do território português, para preservar e promover a tradição e a inovação cerâmica, num do país que é, neste momento, o principal produtor na Europa e um dos principais exportadores para todo o mundo”.

Em paralelo à cerimónia de constituição, foi inaugurada no Palácio de Mafra uma exposição itinerante de cerâmica que propõe um roteiro de visita, de norte a sul do país, pelo património cerâmico português. O concelho fez-se representar na exposição com duas peças da Matcerâmica, em Freguesia de São Mamede.

Para o presidente da Câmara da Batalha, a APCVC “constitui uma mais valia no que se refere à defesa e promoção do sector da cerâmica”. “O facto de o nosso país ser o principal produtor europeu, com um volume de exportações de manifesta importância para o produto interno do país, destaca e salvaguarda a importância da ação desta nova entidade”, adianta Paulo Batista Santos.


NESTA SECÇÃO

Turismo dá primeiros sinais de retoma

A Airbnb lançou no dia 11 de junho uma iniciativa para apoiar o crescimento económico local ...

Produção de coelhos escapa à pandemia

O estado de emergência decretado em março de 2020 determinou o encerramento de restaurantes ...

Plano prevê meio milhão de euros para ajudar a economia da Batalha

A Câmara da Batalha aprovou um plano financeiro, que envolve um investimento direto de meio ...