Concelho integra associação de terras cerâmicas

A Batalha é um dos 14 concelhos que integram a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (APCVC), constituída a 17 de abril, em Mafra, com o objetivo de garantir “uma maior promoção à cerâmica portuguesa”.

A fundação da APCVC, com sede se localiza nas Caldas da Rainha e presidência rotativa, “constituiu a primeira iniciativa estratégica, proveniente do território português, para preservar e promover a tradição e a inovação cerâmica, num do país que é, neste momento, o principal produtor na Europa e um dos principais exportadores para todo o mundo”.

Em paralelo à cerimónia de constituição, foi inaugurada no Palácio de Mafra uma exposição itinerante de cerâmica que propõe um roteiro de visita, de norte a sul do país, pelo património cerâmico português. O concelho fez-se representar na exposição com duas peças da Matcerâmica, em Freguesia de São Mamede.

Para o presidente da Câmara da Batalha, a APCVC “constitui uma mais valia no que se refere à defesa e promoção do sector da cerâmica”. “O facto de o nosso país ser o principal produtor europeu, com um volume de exportações de manifesta importância para o produto interno do país, destaca e salvaguarda a importância da ação desta nova entidade”, adianta Paulo Batista Santos.


NESTA SECÇÃO

Comitiva alemã visitou grupo Erofio

Um grupo de responsáveis alemães visitou durante dois dias empresas do sector dos moldes da ...

Município em 8º lugar entre os que têm melhor governação

O estudo “Rating Municipal Português”, revelado no dia 7 de maio, coloca o município em 8º l...

Concelho lidera crescimento de empresas de excelência

O Concelho da Batalha regista o maior crescimento percentual de empresas distinguidas com o ...