Concelho é o sexto com mais PME Líder

 

O concelho da Batalha é o sexto da região em número de PME Líder (26), enquanto o distrito de Leiria é o quinto do país, apesar de se verificar uma redução nos últimos três anos, de acordo com os dados divulgados pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

O estatuto PME Líder 2017, que pretende distinguir as pequenas e médias empresas nacionais com os melhores desempenhos económico-financeiros e níveis de risco, foi atribuído a 579 empresas do distrito.

O sector dos moldes metálicos é aquele que regista o maior número de distinções (48), à frente da construção civil e obras públicas (45) e dos transportes de mercadorias (32). Em destaque estão também os plásticos, e o comércio e reparação automóvel, com 31 empresas galardoadas cada sector, e os restaurantes e bares, com 25 empresas distinguidas.

Os concelhos de Alcobaça (-14) e Porto de Mós (-11) registam as descidas mais acentuadas, enquanto os municípios de Peniche e Caldas da Rainha (+8 cada) são aqueles que mais contrabalançam as perdas do estatuto de PME Líder nos último três anos.

Neste último triénio, os concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal dominam os primeiros lugares do ranking distrital. A nível nacional, o distrito encontra-se na quinta posição, atrás do Porto, Lisboa, Aveiro e Braga.

O estatuto de PME Líder 2017 foi atribuído a 7.177 empresas, o quatro maior número desde 2008, sendo que o recorde foi batido no ano de 2012, com 8.334 galardões atribuídos.


NESTA SECÇÃO

Batalha junta acionistas ibéricos da SUMA em festa

A empresa SUMA, que faz a recolha dos resíduos sólidos urbanos no concelho, reuniu duas cent...

Orçamento cresce 2,2 milhões e mantém impostos

As “Grandes opções do plano 2020-2023” da Câmara da Batalha, divulgadas no final de outubro,...

Juros pagos pela câmara equivalem a 0,50 euros/habitante

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018 coloca a Câmara da Batalha no 11º lugar...