Concelho é o que mais cresce em percentagem de PME Líder

O número de PME Líder no Concelho da Batalha cresceu 57% no ano passado, em comparação com 2017, o melhor resultado entre os municípios do distrito, que em média regista uma subida de 10%, de acordo com a listagem divulgada no dia 1 deste mês pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

O crescimento de empresas com o estatuto coloca a Batalha à frente de Ansião e Leiria, os segundo e terceiro melhor classificados, mas a longa distância, já que obtiveram melhorias inferiores a 15%. Apenas seis municípios alcançaram subidas acima de 10%.

O resultado do concelho significa que o estatuto PME Líder 2018 foi atribuído a 41 empresas, contra valores que nos três anos anteriores oscilaram entre 25 e 30 distinções.

Mesmo em termos absolutos, a Batalha, com um crescimento de 15 empresas nos dois últimos anos, está apenas atrás de Leiria, que aumentou 25. Todos os outros concelhos apresentam melhorias inferiores a 10 distinções, sendo que a terceira posição é ocupada pelo concelho de Pombal (8).

No total, o distrito de Leiria tem mais 58 PME Líder do que em 2017, mas, ainda assim, os resultados totais da região estão 2% abaixo da subida registada a nível nacional (12%) na atribuição deste estatuto, que permite às empresas participar na escolha das PME Excelência. Mas são os melhores dos últimos quatro anos, já que estavam em queda desde 2015, quando foram apenas 579.

O distrito de Leiria é o quinto posicionado no ranking nacional, atrás do Porto (que lidera), Lisboa, Aveiro e Braga, com a esmagadora maioria das empresas a receberem o estatuto pela mão do IAPMEI, já que apenas 41 foram distinguidas pelo Turismo de Portugal.

Quanto aos concelhos, Leiria comanda a tabela regional (234 empresas), seguido por Pombal (82), Marinha Grande (78), Alcobaça (63) e Batalha (41). Os únicos que viram diminuir o número de empresas que receberam o estatuto foram Óbidos, Peniche, Alvaiázere e Castanheira de Pera.

A nível nacional, 8.051 empresas podem usar o título PME Líder 2018, quando no ano anterior foram menos 874. O recorde foi alcançado em 2012, ano em que o estatuto foi atribuído a 8.334 empresas.

Selo de reputação que ajuda empresas

O estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores e é atribuído em parceria com o Turismo de Portugal, um conjunto de 10 bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros. Para as empresas do sector do turismo, a gestão é assegurada pelo Turismo de Portugal.

O estatuto tem associado um conjunto de benefícios, como o acesso em melhores condições a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e um certificado de qualidade para as empresas na sua relação com o mercado. Faz ainda parte dos objetivos deste programa “estimular a eficiência do processo de intermediação bancária e potenciar o alargamento do mercado de capitais a empresas de dimensão intermédia”.

O estatuto PME Líder 2018 é válido até 15 de setembro deste ano, devendo ser renovado até àquela data.


NESTA SECÇÃO

Concelho lidera crescimento de empresas de excelência

O Concelho da Batalha regista o maior crescimento percentual de empresas distinguidas com o ...

Comitiva alemã visitou grupo Erofio

Um grupo de responsáveis alemães visitou durante dois dias empresas do sector dos moldes da ...

Município em 8º lugar entre os que têm melhor governação

O estudo “Rating Municipal Português”, revelado no dia 7 de maio, coloca o município em 8º l...