Concelho apoia candidatura de Leiria a Capital da Cultura

A Assembleia Municipal da Batalha aprovou por unanimidade uma moção em que “expressa total apoio e empenho no sucesso da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, pela inequívoca dimensão regional do projeto”.

Os deputados municipais adiantam, na moção aprovada a 27 de junho, que “a concretizar-se, representará uma enorme mais-valia para cultura, criatividade e promoção das indústrias criativas de toda a região de Leiria e Oeste”.

Em fevereiro de 2016, a Câmara da Batalha já tinha “expressado formalmente” ao presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, o apoio à candidatura, por “considerá-la da maior importância para a região”.

A moção, apresentada pelos deputados do PSD, justifica-se por o município da Batalha “ ser detentor de património da humanidade, como o Mosteiro da Batalha e de um Museu distinguido com o prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus”, o que “poderá constituir uma mais-valia para a candidatura de Leiria”.

O document refere que nos últimos tempos “têm surgido candidaturas alternativas na região Centro, bem como de opiniões de responsáveis regionais que suscitam a dúvida sobre as potencialidades e o interesse estratégico para a região de Leiria da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027”.

Para os deputados batalhenses, “é fundamental garantir o apoio a esta candidatura regional e reafirmar que o Município da Batalha coloca o seu empenho em ser um parceiro fundamental na candidatura de Leiria”.

Para o vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, a candidatura da capital de distrito deve ser alargada a toda a região, envolvendo autarquias, associativismo e instituições.


NESTA SECÇÃO

Nos 521 anos da Vila e do Município da Batalha

  A Pomba (Sobre o poema “o Arco” do poeta hispano-árabe de Múrcia Al-Buqayra, do sécu...

Alberto Sardinha, uma das maiores figuras da cultura em Portugal

Círio   Caminho a descontar pecados em cada passo, em busca do santo da minh...

Pandemia retira ao Mosteiro da Batalha liderança em visitantes

Os museus, monumentos e palácios nacionais registaram uma quebra de 73,1% de visitantes em 2...