Concelho apoia candidatura de Leiria a Capital da Cultura

A Assembleia Municipal da Batalha aprovou por unanimidade uma moção em que “expressa total apoio e empenho no sucesso da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, pela inequívoca dimensão regional do projeto”.

Os deputados municipais adiantam, na moção aprovada a 27 de junho, que “a concretizar-se, representará uma enorme mais-valia para cultura, criatividade e promoção das indústrias criativas de toda a região de Leiria e Oeste”.

Em fevereiro de 2016, a Câmara da Batalha já tinha “expressado formalmente” ao presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, o apoio à candidatura, por “considerá-la da maior importância para a região”.

A moção, apresentada pelos deputados do PSD, justifica-se por o município da Batalha “ ser detentor de património da humanidade, como o Mosteiro da Batalha e de um Museu distinguido com o prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus”, o que “poderá constituir uma mais-valia para a candidatura de Leiria”.

O document refere que nos últimos tempos “têm surgido candidaturas alternativas na região Centro, bem como de opiniões de responsáveis regionais que suscitam a dúvida sobre as potencialidades e o interesse estratégico para a região de Leiria da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027”.

Para os deputados batalhenses, “é fundamental garantir o apoio a esta candidatura regional e reafirmar que o Município da Batalha coloca o seu empenho em ser um parceiro fundamental na candidatura de Leiria”.

Para o vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, a candidatura da capital de distrito deve ser alargada a toda a região, envolvendo autarquias, associativismo e instituições.


NESTA SECÇÃO

Festival Artes à Vila no mosteiro e online

As Capelas Imperfeitas e o Claustro Real do Mosteiro da Batalha recebem, no dia 27 de junho,...

O trajo regional, valor distintivo do Povo Português

É preciso ter sempre em mente que o trajo regional é o trajo camponês e, na orla costeira, o...

Claustros dos reis João I e Afonso V recebem obras

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai avançar com uma empreitada de conservação ...