Concelho apoia candidatura de Leiria a Capital da Cultura

A Assembleia Municipal da Batalha aprovou por unanimidade uma moção em que “expressa total apoio e empenho no sucesso da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, pela inequívoca dimensão regional do projeto”.

Os deputados municipais adiantam, na moção aprovada a 27 de junho, que “a concretizar-se, representará uma enorme mais-valia para cultura, criatividade e promoção das indústrias criativas de toda a região de Leiria e Oeste”.

Em fevereiro de 2016, a Câmara da Batalha já tinha “expressado formalmente” ao presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, o apoio à candidatura, por “considerá-la da maior importância para a região”.

A moção, apresentada pelos deputados do PSD, justifica-se por o município da Batalha “ ser detentor de património da humanidade, como o Mosteiro da Batalha e de um Museu distinguido com o prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus”, o que “poderá constituir uma mais-valia para a candidatura de Leiria”.

O document refere que nos últimos tempos “têm surgido candidaturas alternativas na região Centro, bem como de opiniões de responsáveis regionais que suscitam a dúvida sobre as potencialidades e o interesse estratégico para a região de Leiria da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027”.

Para os deputados batalhenses, “é fundamental garantir o apoio a esta candidatura regional e reafirmar que o Município da Batalha coloca o seu empenho em ser um parceiro fundamental na candidatura de Leiria”.

Para o vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, a candidatura da capital de distrito deve ser alargada a toda a região, envolvendo autarquias, associativismo e instituições.


NESTA SECÇÃO

Destino de alguns valores do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Universalidade de Portugal Não sei se Portugal pode cumprir outra missão, servir ou...

Exposição liga Batalha aos principados romenos

Está patente no mosteiro uma exposição intitulada “Os principados romenos no tempo da constr...

Infante D. Henrique, Imperador de novos mares e de novos céus

Infante D. Henrique   “Talant de bien faire”   Tive a vocação do bem.   ...