Comissão de Proteção de Crianças alerta para perigos da Internet

“Na net, nada é inocente; nem o simples clicar num like!” - Este foi um dos alertas que o inspetor Pedro Azevedo, do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Leiria, deixou no webinar que orientou no passado dia 9 de abril. A iniciativa partiu da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Batalha, com o apoio da câmara municipal, e inseriu-se no seu programa de atividades do Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e “Campanha Laço Azul”.

O uso e abuso da Internet e redes sociais por parte dos mais novos, os perigos a que estes estão expostos e as suas consequências, nomeadamente do foro criminal, foram o tema principal da intervenção.

A prevenção e a necessidade de um apertado controlo parental foram dois dos tópicos abordados pelo inspetor Pedro Azevedo, lembrando que o uso apropriado das novas tecnologias por parte dos mais novos é responsabilidade de pais e educadores. Referiu que assim como ensinam os filhos a atravessar ruas movimentadas, terão de os ensinar a “andar” na Internet e redes sociais em segurança, não se expondo nem expondo outros a riscos ou mesmo perigos.

Educação e alerta foram, pois, as linhas de ação aconselhadas para assegurar a defesa do superior interesse das crianças, adolescentes e jovens que navegam nesse mundo tão globalizado e desafiante como é o das novas tecnologias.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...