Combustíveis e animais selvagens preocupam agricultores da região

A União dos Agricultores do Distrito de Leiria enviou no dia 11 de fevereiro um documento ao presidente da Câmara de Batalha em que “expõe alguns dos problemas dos agricultores do concelho”.

“O problema dos estragos causados pelos javalis e outros animais selvagens nas culturas dos agricultores que não são indemnizados. O ICNF diz que é um problema da responsabilidade das associações de caçadores, as associações de caçadores dizem que não têm dinheiro e que a caça grossa é da responsabilidade do CNF. Os agricultores assim é que não podem cultivar”, alertam.

Por outro lado, “agora, com o aumento dos preços dos combustíveis, os fatores de produção sobem e as dificuldades de comercialização são inevitáveis. Os bens de consumo vão aumentar, também, os seus preços. Com as dificuldades de comercialização que a agricultura familiar já tem, mais ainda vão aparecer. As grandes superfícies importam a esmagadora maioria dos produtos agrícolas, por vezes de qualidade duvidosa, o que aumenta as dificuldades na comercialização”.

Em relação ao ambiente, “é bom saber que as explorações agrícolas familiares não fazem a mesma poluição que as grandes explorações de agricultura intensiva e não devem, por isso, ser classificadas de igual modo”, conclui o documento, cujo o conteúdo os agricultores pedem a Raul castro seja transmitido à ministra da Agricultura e ao presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

 


NESTA SECÇÃO

Oonify distinguida nos Prémios Lusófonos da Criatividade

A agência de comunicação com sede na Nazaré Oonify, - que tem como business account manager ...

Onze empresas do concelho no “Top 5% Melhores PME de Portugal”

O Concelho da Batalha está representado por 11 empresas no “Top 5% Melhores PME de Portugal”...

Empresários reclamam medidas urgentes para enfrentar adversidades do próximo ano

“Mais de meia sessenta de empresários do concelho participaram nas sessões sectoriais realiz...