Célia Ferreira

A.M.HO. A.Minha.Horta

Combater pragas apenas se o forem

O mês de julho pautava-se normalmente já por boas colheitas. No entanto não é o que acontece este ano no nosso quintal, em que todas as plantas foram para a terra mais tarde. Pode ser que em contrapartida possamos usufruir das colheitas até mais tarde.

Se realizar o procedimento de capar os tomateiros, saiba que pode utilizar as hastes retiradas para fazer novas plantas, bastando para tal colocá-las com a base em água, para criarem raízes.

Pode também aproveitar essas hastes e fazer um preparado para alimentar os tomateiros que ficaram na terra. Para tal deve colocar as hastes totalmente cobertas de água e deixar a fermentar por 4-5 dias. Depois desse tempo, a calda terá um odor desagradável, mas muito nutritivo para as plantas de tomateiro - é só adicionar no solo antes de regar e pode ainda pulverizar diluída e filtrada na proporção de 1/10, que funciona como inseticida, evitando o aparecimento de alguns animais indesejados.

Se nos feijões começar a aparecer piolho, pode polvilhá-los com pimenta em pó, eles não gostam e desaparecerão. Se for pouco deixe ficar pois os piolhos são o alimento das joaninhas. Apenas uso os preparados nos casos em que elas não aparecem.

Para a formiga, pode colocar amido de milho no local onde passam, também controla o seu aparecimento.

Mas lembre-se que cada animal tem a sua função na natureza, por isso evite eliminar tudo o que mexe, pois pode provocar o desequilíbrio do ecossistema.

Se soubermos observar e aprender com a natureza, teremos muito a aprender.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: Acelgas, agriões, alfaces, alho francês, batata doce, beterrabas, beldroegas, broculos, cenouras, coentros, chicórias, couves-flor, couves-repolho, couve-rábano, courgetes, endivias, espinafres, feijões diversos, malaguetas, milho, nabos, pepinos, pimentos, physalis, salsa, tomates, rabanetes e rúcula.

Jardim, semear e/ou plantar: begónias, calêndulas, cravos túnicos, gipsofilas, goivos, miosótis e prímulas.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...