Célia Ferreira

A.M.HO. A.Minha.Horta

Combater pragas apenas se o forem

O mês de julho pautava-se normalmente já por boas colheitas. No entanto não é o que acontece este ano no nosso quintal, em que todas as plantas foram para a terra mais tarde. Pode ser que em contrapartida possamos usufruir das colheitas até mais tarde.

Se realizar o procedimento de capar os tomateiros, saiba que pode utilizar as hastes retiradas para fazer novas plantas, bastando para tal colocá-las com a base em água, para criarem raízes.

Pode também aproveitar essas hastes e fazer um preparado para alimentar os tomateiros que ficaram na terra. Para tal deve colocar as hastes totalmente cobertas de água e deixar a fermentar por 4-5 dias. Depois desse tempo, a calda terá um odor desagradável, mas muito nutritivo para as plantas de tomateiro - é só adicionar no solo antes de regar e pode ainda pulverizar diluída e filtrada na proporção de 1/10, que funciona como inseticida, evitando o aparecimento de alguns animais indesejados.

Se nos feijões começar a aparecer piolho, pode polvilhá-los com pimenta em pó, eles não gostam e desaparecerão. Se for pouco deixe ficar pois os piolhos são o alimento das joaninhas. Apenas uso os preparados nos casos em que elas não aparecem.

Para a formiga, pode colocar amido de milho no local onde passam, também controla o seu aparecimento.

Mas lembre-se que cada animal tem a sua função na natureza, por isso evite eliminar tudo o que mexe, pois pode provocar o desequilíbrio do ecossistema.

Se soubermos observar e aprender com a natureza, teremos muito a aprender.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: Acelgas, agriões, alfaces, alho francês, batata doce, beterrabas, beldroegas, broculos, cenouras, coentros, chicórias, couves-flor, couves-repolho, couve-rábano, courgetes, endivias, espinafres, feijões diversos, malaguetas, milho, nabos, pepinos, pimentos, physalis, salsa, tomates, rabanetes e rúcula.

Jardim, semear e/ou plantar: begónias, calêndulas, cravos túnicos, gipsofilas, goivos, miosótis e prímulas.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

Museu da Batalha celebra 10 anos

O MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, tutelado pelo Município da Batalha celebr...

A bazuca: o rato que pariu a montanha

A bazuca anda na boca do povo: trata-se dos dinheiros da União Europeia que vêm para suporta...

Adaptação do calendário fiscal

No dia 23 de abril de 2021, foi publicado, o despacho do Secretário de Estado dos Assuntos F...