Colher os legumes antes do calor intenso
O mês de Agosto é de abundância para os hortelãos: tudo está a crescer e a produzir, a maior parte com boas colheitas.
De ressalvar que os legumes da horta devem ser colhidos antes do sol intenso os atingir, para poderem manter-se frescos por mais tempo. Se os apanhar em pleno sol, pode reparar que ficam murchos com facilidade e podem até causar dores de barriga (no caso dos frutos que se comem em cru).
O verão tem andado um pouco estranho, ora com chuva, ora com sol, o que para a horta até é bom. Mas sendo época de calor, não esquecer que as sementeiras devem ser acompanhadas de regas constantes e regulares.
Prefiro as sementeiras aos transplantes, pois quando transplantamos as plantas sofrem com a mudança, devido aos rigores do tempo. Quando transplantar, faça-o sempre à tardinha, regando bem, para que a planta se “acomode” ao novo local durante a noite.
Por esta altura, a horta costuma apresentar uma infestante, que é a beldroega, com alto teor de ómega 3. É uma planta muito interessante em termos de nutrientes, para além disso faz efeito de cobertura de solo, pois quase não compete com as outras plantas.
Assim quando vir umas beldroegas a nascer, deixe-as progredir, colha as folhas e faça com elas uma bela sopa - a natureza é generosa e dá-nos muitos alimentos selvagens a que nem sempre sabemos dar o devido valor.
Agora consciente desse facto, use as beldroegas, que até se podem comer cruas (as folhas mais tenras). Cá em casa não apreciamos o sabor delas em cru, mas gostamos do sabor delas na sopa. E aprenda a dar valor ao que tem.
Ser feliz não é ter tudo, mas sim saber ser grato por tudo o que se tem.
Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: acelgas, alfaces, beringelas, beterrabas, beldroegas, cenouras, coentros, couves-repolho, couve-rábano, espinafres, feijões diversos, malaguetas, milho, nabos, pepinos, pimentos, physalis, salsa, tomates, rabanetes e rúcula.
Jardim, semear e/ou plantar: amores-perfeitos, asteres, goivos, margaridas e prímulas.
Se soubermos observar e aprender com a natureza, teremos muito a aprender.
Na horta podemos cultivar bons alimentos e bons sentimentos!
Boas colheitas.
NESTA SECÇÃO

Infante D. Henrique, o Navegador
A 4 de março de 1394, nasceu, no Porto, o Infante prodígio da Ínclita Geração: D. Henrique, ...

Todos os seres vivos morrem
Agora que a pandemia nos atingiu seriamente, muito se fala do número de óbitos existentes a ...

Saga Feérica no Reino da Dinamarca
O sol escaldante do Verão anunciava aos arautos da arte dinamarquesa que podiam sair de casa...