Ciclovia São Mamede a Fátima custa meio milhão de euros

Os municípios da Batalha e de Ourém anunciaram em outubro que submeteram uma candidatura conjunta, no âmbito do “Portugal Ciclável 2030”, para a construção de uma ciclovia intermunicipal, que ligará os dois municípios.

A infraestrutura, com sete quilómetros de extensão, representa um investimento conjunto superior a meio milhão de euros, interligando São Mamede e de Fátima, com o intuito de promover práticas de mobilidade ativa ciclável.

“Trata-se de um projeto que se enquadra na disponibilização de soluções de mobilidade com zero emissões, em linha com as prioridades ambientais definidas pela União Europeia, com vantagens inequívocas para a saúde, para a economia e para o ambiente”, explica o Município da Batalha.

A autarquia adianta que “se encontra fortemente empenhada na concretização de projetos no domínio da mobilidade para todos e da sustentabilidade ambiental, atendendo ao compromisso estabelecido pela Europa quanto a ser o primeiro continente neutro em 2050”.

Neste sentido, a autarquia da Batalha anunciou que “vai implementar, ainda em 2020, diversos projetos, com destaque para a construção de um novo Interface multimodal traduzido pela construção de uma paragem de autocarros, sistema de partilha de bicicletas e a instalação de diversos pontos de recarga de veículos elétricos, estando já três instalados no concelho. Os projetos ligados à mobilidade suave incluem ainda a construção, a extensão e a melhoria de ciclovias e de vias pedonais já existentes”.

“As questões da neutralidade carbónica e a aposta na mobilidade zero emissões constituem alguns dos grandes desafios da sociedade que não podemos adiar, atendendo às alterações climáticas”, explica o presidente do município.

“Perante a dimensão dos desafios que se colocam às sociedades” Paulo Batista Santos defende que “as gerações vindouras não nos perdoarão se não adotarmos e promovermos uma profunda mudança nos processos de mobilidade das populações”.


NESTA SECÇÃO

“Previstos investimentos de 87 milhões no saneamento da região”

O presidente da Águas do Centro Litoral, Alexandre Oliveira Tavares, faz o balanço dos cinco...

"BA5: aviação civil é um desígnio do centro de Portugal”

O Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal (CEDI) da Comunidade Intermunic...

Município garante testes à Covid-19 em escolas e lares

A autarquia acordou com a Cruz Vermelha a realização mil testes rápidos à Covid-19, pelo mét...