Casal em preventiva por assaltar casas na Batalha

Um casal suspeito de assaltar nove casas, no período de dois meses, em três concelhos da região, incluindo o da Batalha, está em prisão preventiva a aguardar o julgamento.

Segundo o Ministério Público, o casal (ela com 47 anos e ele de 33) assaltou residências situadas nas freguesias de Porto de Mós, Maceira e Batalha, entre 23 de fevereiro e 4 de maio.

As detenções aconteceram na sequência de uma ação do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Leiria, coordenada pelo Ministério Público/DIAP de Porto de Mós.

No âmbito de buscas realizadas às residências dos arguidos foram apreendidos objetos alegadamente furtados de habitações.

O casal foi detido na Marinha Grande, “no âmbito de uma investigação de furtos qualificados, que decorria há cerca de quatro meses”, informou a GNR, adiantando que foram realizadas “cinco buscas domiciliárias e uma busca num estabelecimento comercial, nas localidades de Maceira e Batalha”.

As autoridades apreenderam um veículo, bem como 27 peças em ouro, dez peças em prata, oito relógios de marca, 640 moedas, entre outros bens.

O Ministério Público detalha, em comunicado: “anéis, fios, brincos, pulseiras, cordões, medalhas, relógios, artigos de artesanato, máquinas fotográficas, computadores, tablet, televisores, forno de cozinha, loiça, garrafas de bebidas alcoólicas, máquina de sulfatar, motosserra, armas e importâncias monetárias”.

Os arguidos, que têm antecedentes criminais por furtos e tráfico de estupefacientes, foram sujeitos a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Leiria, a 18 de maio (dia seguinte à detenção), por “se considerar fortemente indiciada a prática, em coautoria material, na forma consumada e em concurso efetivo, de nove crimes de furto qualificado”.

A sua prisão preventiva foi determinada por o juiz de instrução criminal ter “verificado a existência de perigo de continuação de atividade criminosa”.


NESTA SECÇÃO

Gabriel O Pensador é cabeça de cartaz na Batalha

O cantor, compositor e escritor brasileiro Gabriel O Pensador é o cabeça de cartaz das Festa...

Pão furado garante dois dias de festa na Lapa Furada

A Associação Cultural e Desportiva da Lapa Furada (ACDLF), em São Mamede, no concelho da Bat...

JB faz 28 anos: Um milhão de carateres de agradecimento

As primeiras palavras desta edição têm essencialmente três destinatários: os Leitores, Anunc...