Casa do Mimo vai para a antiga Escola Primária Cândido da Encarnação

O Município da Batalha aprovou a abertura do concurso público para a “Requalificação da antiga Escola Primária Cândido da Encarnação”, para instalação da Casa do Mimo – Centro Lúdico e Ocupacional para Crianças e Jovens com Necessidades Especiais, um projeto orçado em 300 mil euros.

A Casa do Mimo, atualmente a funcionar provisoriamente na rua dos Bombeiros, na Batalha, nasceu da iniciativa de um grupo de amigos, professores e pais, que sentiram necessidade de dar resposta aos tempos livres de crianças com necessidades especiais, a frequentar a escolaridade obrigatória e para as quais não existia resposta nos equipamentos existentes. Iniciou a sua atividade em outubro de 2015 e recebeu o estatuto de Instituição Particular da Solidariedade Social no ano de 2020.

A Casa do Mimo tem duas valências. É um centro ocupacional para jovens com mais de 18 anos que funciona a tempo inteiro e centro de tempos livres para crianças que frequentam a escolaridade obrigatória.

Com os utentes acima dos 18 anos, as atividades desenvolvidas são de caráter ocupacional e têm por objetivo a sua autonomia e inclusão social, desenvolvendo competências para as atividades da vida diária e de participação na comunidade.

Para as crianças em idade escolar, as atividades são mais lúdicas, livres e promotoras do seu bem-estar físico e emocional.

“Este projeto corresponde a dois objetivos muito relevantes, por um lado, requalificar uma escola memorial da Batalha e, não menos importante, capacitar e dotar de instalações adequadas para uma resposta social da maior relevância para o município e região de Leiria, ou seja, de um centro lúdico e ocupacional para crianças e jovens especiais, um projeto de excelência da associação Casa do Mimo”, refere o presidente do município.

“Acreditamos que seja um projeto consensual, da maior relevância social e também um reconhecimento ao trabalho notável da equipa voluntária desta associação local”, acrescenta Paulo Batista Santos.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...