Cartas da Escócia

 

O que vos relato é difícil de acreditar, mas as minhas palavras respiram o vero destino dos atos rocambolescos que vivi e sobrevivi. Quando já não esperava qualquer resposta da escola das florestas e rochedos escoceses, depois de tão atribulada entrevista, eis que me chega uma providência divina.

Quando estava de regresso a casa reparo na porta do prédio escancarada, um habito pouco comum. Ao entrar no apartamento deparo-me com um bando de corujas a sobrevoar o hall e a sala, enquanto outras tantas estavam pousadas por todo o lado. Todas traziam uma carta no bico. Que rebaldaria vinha a ser aquela? Abri o lacre carmim de um dos envelopes e retirei a preciosa mensagem. A missiva convocava-me a estar presente na escola, a fim de lecionar uma cadeira temporária de História Medieval, principalmente dedicada ao seu imaginário e simbolismo. Fiquei feliz, mas como haveria de espantar aquela passarada toda do meu sofá, mesas e cadeiras? Bem, quando regressasse da Escócia resolveria esse assunto.

Lá voltei eu a fazer o trajeto do costume. Desta vez fui recebido na estação de comboios da escola por um senhor alto e encorpado, um autentico gigante. Não tinha muito jeito para línguas, mas até fez conversa. Este foi o diálogo possível durante o nosso percurso.

- O que acha dos animais proibidos e perigosos? – perguntou-me o anfitrião.

- Não me atraem lá muito, para lhe ser franco.

- Não são tão difíceis de lidar como aparentam. Os dragões são muito amistosos, por exemplo.

- Os de Cómodo nem por isso.

- Não conheço.

Voltei a admirar a imensidão daquele castelo. Quando entro pelas portas altas sou recebido pelo Diretor da escola, aquele decano sábio de barba longa.

- Senhor Francisco, seja bem vindo. Obrigado por ter aceite o nosso convite.

- Eu é que agradeço, caro Diretor.

Foi servido um faustoso jantar, com os alunos dispostos em quatro compridas mesas à nossa frente. A comida não parava de chegar, sabe-se lá de onde. Ao meu lado ficou o Professor que tinha sido entrevistado no mesmo dia que eu.

Fui colocado a dormir num sitio ao qual chamam masmorras, sei que pode parecer assustador, mas isto deve ter sido uma praxe por ser novo, nada de mais.

De manhã fui dar a minha aula a uma turma de 2º ano, ao qual cá em Portugal chamamos 7º. A turma estava sempre a fazer aviões de papel e traziam paus para a sala de aula, um comportamento inaceitável para o bom nome daquela instituição.

- Olá a todos. Hoje abordaremos as problemáticas de andar sozinho pelas florestas e bosques na Idade Média. Sabem o que podemos encontrar no seio desses labirintos?

- Centauros, unicórnios… - afirmava uma rapariga empenhada, mas sonhadora e imatura.

- Mas vêm para aqui brincar? Unicórnios? Assim nunca serão medievalistas.

- Eu encontrei um unicórnio na floresta negra no ano passado – relatava um rapaz desgrenhado de óculos.

- Eu também já vi umas bruxas, mas isso não quer dizer que existam.

Após as minhas palavras fez-se um silêncio sepulcral. Parecia que tinha conseguido impor o respeito.

- Imaginem que vivem na Idade Média, sem recurso a eletricidade, telefones, computadores…

- Nós não temos nada disso hoje em dia – explicava um rapaz ruivo.

Na realidade ele tinha razão. Aqueles alunos estudavam em completa miséria.

Continuei a aula sem sobressaltos de maior relevância. Até que, logo que saí da sala, comecei a notar comportamentos estranhos nos corredores do castelo. Juro que, por segundos, julguei vislumbrar um basilisco. Devaneios imaginários de poeta nas altas montanhas da Caledónia. Ler leva-nos por caminhos tão fabulosos que chegam a tornar-se realidade.

 

 

 

 

 


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...