Câmara reclama ligação do IC19 em São Mamede

O desenvolvimento das empresas a instalar na futura Área de Localização Empresarial (ALE) de São Mamede e das já existentes nesta freguesia do concelho da Batalha, levaram a câmara municipal a reivindicar de novo a construção de um nó de ligação ao IC9 (Nazaré-Tomar), que “terá um impacto positivo” também no turismo da região.

O município “sustenta esta reivindicação atendendo ao já consignado Programa de Valorização de Áreas Empresariais, estando previstos significativos investimentos em ALE no concelho, permitindo a ligação ao IC9 uma melhoria significativa da rede de estradas”, explicou a autarquia.

A futura ALE de São Mamede acolhe já “um importante investimento do grupo italiano Fassa Bortolo” e na na freguesia existe “a maior empresa de faiança da Península Ibérica e uma das maiores da Europa [Matcerâmica]”, adianta o município em comunicado.

“A obra afigura-se como uma opção fundamental para garantir o desenvolvimento das empresas já existentes e daquelas que se instalarão na ALE de São Mamede”, considera o presidente da autarquia, Paulo Batista Santos.

A Câmara da Batalha “volta a reclamar” a execução do nó em Casal do Meio, fronteira com Fátima, por estar a decorrer “o período de discussão pública do Programa Nacional de Investimentos 2030”, adiantando que a infraestrutura “teria uma ligação para a EN356 e ao nó de Fátima da A1”.

A obra é considerada “uma necessidade imperiosa, elegível no âmbito do Portugal 2020”, com “um impacto muito positivo na dinamização turística de toda a região”, segundo o líder da autarquia, que “manifestou disponibilidade para comparticipar o projeto, com um custo estimado de 600 mil euros”.


NESTA SECÇÃO

Lançado roteiro de turismo acessível

A plataforma online TUR4all Portugal lançou no domingo, 9, no âmbito da celebração do Dia In...

Oposição abandona assembleia no dia do orçamento

Os deputados do PS e do CDS-PP abandonaram, em conjunto, a última Assembleia Municipal da Ba...

Vícios lança cartão e vira-se para os presentes

A loja Vícios – propriedade da batalhense Sónia Oliveira Costa – anunciou a criação de um “C...