Câmara reclama ligação do IC19 em São Mamede

O desenvolvimento das empresas a instalar na futura Área de Localização Empresarial (ALE) de São Mamede e das já existentes nesta freguesia do concelho da Batalha, levaram a câmara municipal a reivindicar de novo a construção de um nó de ligação ao IC9 (Nazaré-Tomar), que “terá um impacto positivo” também no turismo da região.

O município “sustenta esta reivindicação atendendo ao já consignado Programa de Valorização de Áreas Empresariais, estando previstos significativos investimentos em ALE no concelho, permitindo a ligação ao IC9 uma melhoria significativa da rede de estradas”, explicou a autarquia.

A futura ALE de São Mamede acolhe já “um importante investimento do grupo italiano Fassa Bortolo” e na na freguesia existe “a maior empresa de faiança da Península Ibérica e uma das maiores da Europa [Matcerâmica]”, adianta o município em comunicado.

“A obra afigura-se como uma opção fundamental para garantir o desenvolvimento das empresas já existentes e daquelas que se instalarão na ALE de São Mamede”, considera o presidente da autarquia, Paulo Batista Santos.

A Câmara da Batalha “volta a reclamar” a execução do nó em Casal do Meio, fronteira com Fátima, por estar a decorrer “o período de discussão pública do Programa Nacional de Investimentos 2030”, adiantando que a infraestrutura “teria uma ligação para a EN356 e ao nó de Fátima da A1”.

A obra é considerada “uma necessidade imperiosa, elegível no âmbito do Portugal 2020”, com “um impacto muito positivo na dinamização turística de toda a região”, segundo o líder da autarquia, que “manifestou disponibilidade para comparticipar o projeto, com um custo estimado de 600 mil euros”.


NESTA SECÇÃO

Concelho é o que mais cresce em percentagem de PME Líder

O número de PME Líder no Concelho da Batalha cresceu 57% no ano passado, em comparação com 2...

Zona industrial e ecovia são prioridades da autarquia

A câmara municipal anunciou no final de dezembro que deu início aos “trabalhos de atualizaçã...

Exportações do concelho batem recorde em outubro

As exportações de bens do Concelho da Batalha já tinham ultrapassado em outubro o valor tota...