Câmara poupa 35 mil euros em energia com novas lâmpadas

A EDP Distribuição anunciou substituição de 1.200 luminárias de vapor de sódio por tecnologia led até ao final do mês de setembro, numa intervenção que beneficiará as quatro freguesias do Concelho da Batalha.

O projeto, que integra a operação “Investimentos, Manutenção e Redes Inteligentes”, representa um investimento de 155 mil euros, perspetivando-se uma poupança anual estimada de 223.105 kWs, o que em permitirá ao município reduzir a fatura em iluminação pública em cerca de 35 mil euros.

As intervenções a concretizar pela EDP Distribuição no concelho ao longo de 2019 contemplam investimentos que totalizam 282 mil euros, incluindo trabalhos de redução de perdas na rede de baixa tensão e melhoria da qualidade do serviço técnico prestado aos clientes.

Já sem luminárias de mercúrio instaladas na rede pública, “o foco nos próximos anos será a otimização das luminárias em led, atendendo à estabilização tecnológica que as novas lâmpadas garantem”, refere o presidente da câmara, Paulo Batista Santos.

Com a substituição agora anunciada, “a EDP Distribuição presta mais um excelente contributo ao concelho e ao país, atendendo não só à redução da fatura de iluminação pública que a medida proporciona, mas também à otimização da rede de iluminação”, diz o autarca.

O município participa desde 2012 no projeto piloto a nível nacional “InovGrid”, que consiste na instalação em casa dos clientes de contadores de energia com sistemas eletrónicos que gestão inteligente de consumo e de comunicação à rede elétrica.


NESTA SECÇÃO

Câmara termina ano com saldo global de 1,3 milhões de euros

A Câmara da Batalha registou um montante e 15 milhões de euros de execução orçamental e ence...

Abertas as candidaturas ao Orçamento Participativo

As candidaturas ao Orçamento Participativo da Batalha (OPB), que tem “o intuito de incentiva...

Desemprego atinge 231 pessoas e está em queda no concelho

O concelho da Batalha tinha em novembro menos 18 desempregados do que no mês homólogo do ano...