Câmara cede antiga escola a associação
A câmara municipal anunciou no dia 25 de setembro que autorizou o início do processo para a cedência da Escola Primária António Cândido da Encarnação, em Vila Facaia, na Batalha, à Associação Casa do Mimo (ACM), que apoia a crianças com necessidades educativas especiais.
O processo, “iniciado a alguns meses, visa dotar o concelho da Batalha com um espaço dedicado a crianças com necessidades educativas especiais e que requerem cuidados adequados às suas diferenças”, refere a autarquia em comunicado.
A ACM tem como objetivo o apoio a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, com diversas finalidades de solidariedade social, e deficiência e incapacidade, bem como a promoção da sua integração social e comunitária.
Segundo a câmara, “já desenvolve um relevante trabalho enquanto centro de atividades lúdico-pedagógicas para crianças e jovens com necessidades educativas especiais, com valências em domínios como o apoio ao estudo, fisioterapia, terapia da fala, educação especial, musicoterapia, psicomotricidade e terapia ocupacional”.
Quando passar a usufruir do novo espaço poderá alargar as suas atividades terapêuticas e ocupacionais e aumentar o número de alunos beneficiários do seu projeto.
A escola primária, com uma área total de 1.056 m2, incluído o espaço envolvente, serve atualmente de depósito de apoio ao museu municipal. “O depósito será mudado para outro espaço municipal, melhorando também as condições de acondicionamento, conservação e registo de algumas das peças afetas aquele espaço museológico”, explica o município.
Com esta cedência “cumpre-se mais um importante objetivo no apoio à inclusão social de crianças e jovens especiais e que por esta via irão dispor de um espaço amplo e melhorado para as suas atividades”, considera o presidente da câmara, Paulo Batista Santos.
“Trata-se de uma decisão que mereceu um amplo consenso na vereação e que reconhece o trabalho extraordinário da ACM no apoio e formação de crianças com necessidades educativas especiais”, acrescentou o autarca.
A reabilitação da Escola Primária António Cândido da Encarnação venceu o orçamento participativo do município em 2015, que atribui uma verba de 30 mil euros a um projeto apresentado pelos habitantes do concelho.
O edifício data do início do século XX e mantém ainda a traça original, com revestimento em cantaria e alvenaria em pedra calcária.
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...