Cadastro simplificado avança no município
O Município da Batalha anunciou no dia 9 de março que vai começar a fazer a representação gráfica georreferenciada dos prédios rústicos, um investimento de 141 mil euros, com o apoio de fundos comunitários através do programa Centro 2020.
“Este procedimento é essencial para fazer o registo dos terrenos de forma simples e gratuita através do cadastro predial simplificado e, por isso, um passo decisivo para que se possam identificar todos os prédios rústicos e os seus proprietários, em concelhos onde ainda não existe cadastro predial, como é o caso da Batalha”, explica o município em comunicado.
No âmbito deste projeto será implementado, com a colaboração da câmara Municipal, o BUPi (Balcão Único do Prédio), uma plataforma desenvolvida para os cidadãos que, aliada a uma rede de balcões de proximidade, permite a identificação das propriedades de forma mais fácil e gratuita. Esta identificação é promovida por via da georreferenciação, que consiste na identificação de um terreno através de coordenadas geográficas.
Com a georreferenciação das estremas sobre o mapa é possível definir quais os limites da propriedade e “garante-se uma mais fácil e eficaz proteção da sua propriedade”.
Esta é uma medida articulada entre as áreas governativas da Coesão Territorial, Justiça e Ambiente e Ação Climática, e será implementada com a colaboração técnica do Município da Batalha nos próximos seis meses.
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...