Bombeiros: antiga escola transformada em centro de formação

O centro de formação dos Bombeiros da Batalha, instalado na antiga escola primária dos Pinheiros, cedida pelo município, foi inaugurada a 29 de junho, dia em que prestaram juramento e foram promovidos 13 novos 'soldados da paz'.

Os bombeiros do concelho têm conseguido formar uma turma de novos elementos todos os anos, consolidado assim as suas capacidades, agora reforçadas com a melhoria das condições de formação.

As novas instalações foram alvo de obras de adaptação e servirão no futuro para ações de formação práticas, especialmente de combate a fogos urbanos e desencarceramento, existindo também a possibilidade de ministrar aulas teóricas em sala.

No dia da inauguração das instalações foram também benzidas e inauguradas quatro viaturas: uma de transporte de doentes, oferecida pela Caixa Agrícola da Batalha; um tanque tático florestal (“Baribi”), que estava bastante degradado e foi recuperado com o apoio da Erofio; uma viatura pickup, oferecida pela REN e uma viatura ligeira de passageiros, oferecida pela EDP – distribuição.

Entretanto, o Município da Batalha decidiu renovar os apoios à Associação Humanitária dos Bombeiros da Batalha, até ao montante de 120 mil euros, valor que deverá ser repartido entre o funcionamento, investimento e apoio à Equipa de Intervenção Permanente (EIP), cujo financiamento é partilhado em 50% entre a Câmara Municipal e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“O investimento realizado na proteção civil e na segurança deve ser orientado maioritariamente para a prevenção, no entanto, é essencial dispor de meios e condições aos bombeiros para que possa atuar sempre que sejam solicitados”, considera o presidente da câmara.

“No concelho da Batalha, o orçamento para defesa da floresta e proteção civil tem crescido significativamente, é um trabalho nunca concluído, mas a nossa ação só será bem-sucedida se todos – entidades públicas e privadas - nos empenharmos neste objetivo local e nacional”, adianta Paulo Batista Santos.


NESTA SECÇÃO

Festas da Batalha atraíram 60 mil pessoas

As Festas da Batalha, que terminaram este domingo, 18, “terão atraído à vila mais de 60 mil ...

Batalha distingue cidadãos exemplares com medalhas de mérito

A autarquia da Batalha homenageou com medalhas de mérito, na sessão solene do Dia do Municíp...

28º Jantar da diáspora batalhense marcado para 16 de novembro

No 28º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense está marcado para o dia 16 de...