Bispo de Setúbal substitui o cardeal António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

O bispo de Setúbal e atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, foi nomeado no dia 28 de janeiro pelo Vaticano como novo bispo da diocese de Leiria-Fátima, substituindo o cardeal António Marto.

D. José Ornelas, 68 anos, foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus e superior geral dos Dehonianos. É especialista em Ciências Bíblicas, doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa e faz formação missionária em Moçambique.

Quanto ao cardeal António Marto, que completa 75 anos em maio, problemas de saúde terão contribuído para que tivesse pedido ao Vaticano a sua substituição.

No dia 6 de março, na Sé de Leiria, o cardeal D. António Marto vai presidir a uma celebração eucarística de ação de graças e da sua despedida da Diocese de Leiria-Fátima. No final da missa, haverá a apresentação de um livro que recolhe cartas pastorais e outros escritos e pronunciamentos de D. António Marto, ao longo do seu ministério em Leiria-Fátima, com o título “Cardeal D. António Marto: Teólogo e Pastor”.

D. José Ornelas é recebido na Sé de Leiria, no dia 13 de março e chega ao largo da Sé acompanhado de D. António Marto. A tomada de posse realiza-se no início da celebração da Eucaristia.

No dia 2 de fevereiro, no final da missa da Apresentação do Senhor, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, dirigindo-se aos consagrados e consagradas, o cardeal António Marto manifestou “um particular e profundo agradecimento pela sua colaboração na vida pastoral da diocese e pelas manifestações de afeto e carinho, para comigo que estou prestes a deixar o governo da diocese e não posso esquecer todo o carinho e afeto que fui recebendo ao longo destes 16 anos, e por isso agradeço de todo o coração”.

D. António Marto considerou anda “belo o horizonte” do caminho sinodal que se abre, “exigente que implica conversão espiritual e pastoral”, mas que “vale a pena, por isso percorrei-o com entusiasmo e alegria, e sempre com coragem”.

Alguns dias antes e sobre o seu sucessor, afirmou: “Desde já, em nome pessoal e de toda a Diocese, quero saudar e felicitar de todo o coração o senhor D. José Ornelas por esta nomeação, exprimir-lhe o nosso regozijo e dar-lhe as boas-vindas mais fraternas e calorosas”.

D. António Marto elogiou a “uma riqueza enorme e única” do seu sucessor, que vê como alguém capaz de “imprimir um novo impulso à renovação pastoral da diocese e do Santuário de Fátima”.

“Como bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal tem dado provas duma experiência pastoral aliada a um dinamismo missionário duma Igreja próxima e em saída, capaz de tomar decisões corajosas e inovadoras, na linha do propósito de renovação do Papa Francisco”, acrescentou o cardeal António Marto.

Já D. José Ornelas referiu: “Nesta hora em que, pela voz do Papa Francisco, a Igreja me chama a deixar a Diocese de Setúbal, que sirvo, como bispo, há pouco mais de seis anos, para prestar idêntico serviço episcopal à Igreja de Deus em Leiria-Fátima, quero exprimir uma saudação amiga aos membros destas duas Igrejas, esperando ter ocasião de fazer chegar a cada uma delas, de forma mais pessoal, a expressão da minha gratidão, estima e esperança”.

“Nesta ocasião, sinto um misto de sentimentos contrastantes, que não é fácil de exprimir, mas que posso resumir em duas atitudes, de Jesus e de Maria, pelas quais tenho procurado orientar a minha vida ao serviço do Evangelho”, adiantou.

“É com verdadeira emoção, alegria e esperança que saúdo toda a Igreja de Leiria-Fátima, a começar pelo Cardeal D. António Marto, ao qual me liga uma grata amizade fraterna, nascida à sombra do Evangelho e no serviço da Igreja. Assumo com gratidão e como desafio a herança de pastor que ele me deixa, no seguimento de outros dedicados bispos, de quem D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva é testemunha, felizmente presente na Diocese”, refere o bispo nomeado de Leiria-Fátima e administrador diocesano de Setúbal.

A Conferência Episcopal Portuguesa congratulou-se com a nomeação e saudou D. José Ornelas, “desejando-lhe um fecundo governo pastoral junto do povo de Deus que lhe é confiado na Diocese de Leiria-Fátima e, de modo mais alargado, junto de todos aqueles que demandam ao Santuário de Fátima como peregrinos”.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...