Benemérita da Faniqueira completou o 110º aniversário

A benemérita dos Bombeiros da Batalha Romana de Sousa Marques, natural da Faniqueira, comemorou a 22 de julho o 110º aniversário com uma festa no Lar Emanuel, em Leiria. A direção dos bombeiros, os presidentes das câmaras da Batalha e de Leiria, e muitos outros amigos, cantaram-lhe os parabéns, e até o Presidente da República enviou uma mensagem.

Apesar da idade e de não ter completado a 4ª classe, Romana Marques ainda recita os poemas que cria e versam temas como a República, Deus, a religião ou o Soldado Desconhecido. Para a centenária, a festa foi “muito importante, com as amigas e todos” os que a visitaram ao lar onde vive desde 1998. “É um dia bom”, disse.

“A benemérita aprecia a rotina: toma o pequeno-almoço no quarto, desce à sala de refeições para almoçar e depois bebe um cafezinho”, descreve uma funcionária do lar. No dia de aniversário estava preocupada com o que iria vestir e calçar, porque gosta de andar bem cuidada, e na semana anterior ao aniversário foi a uma sapataria experimentar e comprar uns sapatos.

Quando casou, foi viver para Leiria e fez-se uma modista afamada, com oito empregadas. Mas quando o filho, Nuno Álvares Pereira, piloto da Força Aérea Portuguesa, foi abatido em combate no Ultramar, em 1974, o desgosto afastou-a da costura.

É também desta tragédia que resulta a sua maior aproximação aos Bombeiros da Batalha, já que foi a associação humanitária que tratou da transladação do corpo do cemitério de Peniche para Leiria. Os bombeiros estão encarregues “de cuidar da ornamentação da campa do seu filho”.

“Foi e continua a ser uma benemérita dos bombeiros, que nos tem ajudado bastante ao longo do tempo”, disse à TVI Jorge Novo, presidente da AHBV da Batalha, durante a festa.

Os Bombeiros da Batalha têm “um carinho muito especial pela D. Romana”, pelo que, como é habitual, estiveram, mais uma vez, representados na festa com elementos da fanfarra, que tocou os parabéns.


NESTA SECÇÃO

Criada Comissão de Defesa do Reguengo contra novas pedreiras

A Comissão Especial de Defesa do Reguengo do Fetal (CEDRF), criada na sequência de uma assem...

Candidatos a deputados alertados para os perigos de novas pedreiras

O presidente da Câmara da Batalha alertou os cabeça de lista às próximas eleições legislativ...

Nova pedreira na freguesia do Reguengo quase aprovada

A Câmara da Batalha revelou que a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) manifestou a in...