Benemérita da Faniqueira completou o 110º aniversário
A benemérita dos Bombeiros da Batalha Romana de Sousa Marques, natural da Faniqueira, comemorou a 22 de julho o 110º aniversário com uma festa no Lar Emanuel, em Leiria. A direção dos bombeiros, os presidentes das câmaras da Batalha e de Leiria, e muitos outros amigos, cantaram-lhe os parabéns, e até o Presidente da República enviou uma mensagem.
Apesar da idade e de não ter completado a 4ª classe, Romana Marques ainda recita os poemas que cria e versam temas como a República, Deus, a religião ou o Soldado Desconhecido. Para a centenária, a festa foi “muito importante, com as amigas e todos” os que a visitaram ao lar onde vive desde 1998. “É um dia bom”, disse.
“A benemérita aprecia a rotina: toma o pequeno-almoço no quarto, desce à sala de refeições para almoçar e depois bebe um cafezinho”, descreve uma funcionária do lar. No dia de aniversário estava preocupada com o que iria vestir e calçar, porque gosta de andar bem cuidada, e na semana anterior ao aniversário foi a uma sapataria experimentar e comprar uns sapatos.


Quando casou, foi viver para Leiria e fez-se uma modista afamada, com oito empregadas. Mas quando o filho, Nuno Álvares Pereira, piloto da Força Aérea Portuguesa, foi abatido em combate no Ultramar, em 1974, o desgosto afastou-a da costura.
É também desta tragédia que resulta a sua maior aproximação aos Bombeiros da Batalha, já que foi a associação humanitária que tratou da transladação do corpo do cemitério de Peniche para Leiria. Os bombeiros estão encarregues “de cuidar da ornamentação da campa do seu filho”.
“Foi e continua a ser uma benemérita dos bombeiros, que nos tem ajudado bastante ao longo do tempo”, disse à TVI Jorge Novo, presidente da AHBV da Batalha, durante a festa.
Os Bombeiros da Batalha têm “um carinho muito especial pela D. Romana”, pelo que, como é habitual, estiveram, mais uma vez, representados na festa com elementos da fanfarra, que tocou os parabéns.
NESTA SECÇÃO

Pai e filha bebé residentes na Batalha morrem em acidente, funeral marcado
O homem e a sua filha de dois meses que morreram no acidente ocorrido na Estrada Atlântica, ...

Região pede financiamento para seis projetos que considera fundamentais desenvolver
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) revelou no dia 25 de ...

Valorlis premeia escolas com melhor desempenho ambiental
Os 55 estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2021/...