Batalhenses festejam diáspora em Paris
O 27º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense está marcado para este sábado, 17, em Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, com a presença de duas centenas de emigrantes do concelho, residentes em França e noutros países europeus.
O convívio decorre no restaurante português Cumeada, nos Armazéns Cândido – Candieuropa, a partir das 19h30, cujo chefe de cozinha é Filipe Caseiro (sub-chefe do restaurante Vintage – Hotel Lis/Mestre Afonso Domingues, na Batalha) onde foi organizado o encontro do ano passado. Este ano, o espaço de Fernando Cândido inaugura, com a presença dos batalhenses, a sua nova sala, com capacidade para 800 pessoas.
A animação musical está a cargo do cantor Dany da Silva. Aos 12 anos já animava os bailes, aos 20 era vocalista em várias bandas portuguesas e em 2002 tornou-se oficialmente cantor, sucedendo-se depois os espetáculos e a edição de álbuns.


A comitiva batalhense que se desloca a França inclui, além dos presidentes do município e da assembleia municipal, Paulo Batista Santos e Júlio Órfão; outros membros da autarquia e 21 elementos da Turma de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha, acompanhados por um professor.
O grupo desenvolveu um projeto de representação sobre a emigração portuguesa em França, no início da década de 1970, que será apresentado durante o convívio de batalhenses.
A peça, intitulada “O Salto”, aborda a vida de um português que, sem futuro no seu país, é obrigado a saltar a fronteira à procura de um novo rumo, acabando por fixar-se nos bidonvilles (bairros de lata) localizados nos subúrbios da região de Paris.
A turma terá oportunidade de visitar os locais mais simbólicos da diáspora portuguesa na região de Paris. O multiculturalismo e a emigração são o mote para a viagem, que inclui uma visita ao Museu da História da Emigração, homenageando comendador Batista de Matos, natural do Concelho da Batalha, retratado no espaço museológico.
NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...