“Batalha recicla” quer promover a recolha seletiva no concelho

A autarquia da Batalha anunciou no dia 10 de janeiro a criação de “uma equipa de projeto para a gestão dos biorresíduos - “Batalha recicla”, com o objetivo de proceder à avaliação das condições ambientais, técnicas e económicas para implementar a recolha seletiva no concelho”.

A equipa tem também a missão de “acompanhar a nível supramunicipal o desenvolvimento de ações/candidaturas que preconizem um novo modelo de recolha seletiva e compostagem de biorresíduos”.

Para o efeito, a câmara municipal pretende apresentar uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, para apoiar investimentos de recolha seletiva e compostagem de biorresíduos.

“Para o sucesso da candidatura e do seu programa de execução, o município pretende criar as condições que assegurem a recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis, nomeadamente desenvolver um processo de recolha seletiva de biorresíduos”, explica a autarquia em comunicado.

Nesse sentido, “pode protocolar com as entidades intermunicipais ou concessionar a realização da atividade da recolha seletiva de biorresíduos de modo a serem entregues para triagem e separação de contaminantes associadas ao respetivo tratamento biológico, contribuindo para assim o cumprimento das metas ambientais concelhias e nacionais”.

Como cabe aos municípios assegurarem a recolha seletiva dos biorresíduos, o presidente da autarquia, Paulo Batista Santos, refere que a “câmara municipal da Batalha irá garantir e promover este objetivo ambiental com um programa sustentável de recolha dos resíduos”.

Nesse sentido, “vai articular com as entidades parceiras os serviços de uma viatura de recolha e lavagem de contentores; contentores de rua e destinados ao pequeno comércio, e baldes para separação dos resíduos orgânicos nas habitações”.


NESTA SECÇÃO

Uma câmara mais perto das pessoas

  A governação de uma câmara municipal é uma função nobre, que deve ter as pessoas em pri...

Alternativa ao marasmo político e económico do concelho

Cansados das promessas dos partidos tradicionais e de figuras eternizadas como deuses, a Ini...

A fundamental questão: por que nos candidatamos à presidência da Câmara da Batalha?

  A primeira análise que se deve fazer a uma candidatura política é a motivação dessa can...