Batalha Real é novo vinho da adega batalhense

A Adega Cooperativa da Batalha lançou um novo vinho de gama superior DOC denominado Batalha Real, no sábado, dia 15, no Mosteiro da Batalha, no âmbito das festas concelhias.

“O Batalha Real provém de vinhas implantadas em solos argilo-calcários e bem drenados nas encostas que circundam a vila da Batalha”, explicou na sessão de apresentação o enólogo António Ventura, que mantém uma colaboração com a Adega Cooperativa da Batalha há mais de três décadas.

“O novo vinho posiciona-se numa gama superior, com destaque para a utilização das castas Baga, Castelão, Aragonez e Syrah, tendo estagiado em barricas de carvalho português, conferindo por esta via um sabor elegante, distinto e dotado de personalidade”, adiantou.

A denominação escolhida - Batalha Real - assume uma clara alusão à Batalha de Aljubarrota, ocorrida a 13 de agosto de 1385, “continuando os grandes momentos da história de Portugal a servir de mote ao lançamento de novos vinhos da Adega Cooperativa da Batalha, numa lógica de parceria com as entidades desta região”.

O texto explicativo da contenda histórica é da autoria do diretor do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo.

É de destacar, por outro lado, “a preocupação inclusiva” da Adega Cooperativa da Batalha junto dos consumidores, através da inserção de braille no rótulo permitindo uma melhor identificação do produto.

O novo já está a ser comercializado na Adega Cooperativa da Batalha, restaurantes e espaços de distribuição.


NESTA SECÇÃO

Município garante “contas saudáveis” para manter impostos

A Assembleia Municipal da Batalha (AMB) aprovou por unanimidade no dia 30 de setembro a manu...

Empreendedores incubam na Casa do Conhecimento

A Casa do Conhecimento e da Juventude acolhe desde o dia 16 de outubro cinco projetos de emp...

“MemMakers permite tirar as artes culturais da estagnação”

Válter Cardoso, fundador da MemMakers, que tem sede na Batalha, explica os objetivos da empr...