A Opinião de André Loureiro

Presidente do PSD da Batalha

Batalha pela Positiva: uma questão de atitude?

A mensagem que o nosso Município da Batalha adotou desde o início da pandemia é muito mais do que uma frase de sensibilização, tem de ser uma questão de atitude e de olhar para o futuro coletivo com confiança.

Passados mais de 18 meses a lidar com o coronavírus, a pandemia continua a constituir uma enorme ameaça. É um desafio para a humanidade e para cada um de nós em particular. Só poderá ser vencida se todos formos soldados nesta batalha, protegendo-nos a nós e protegendo toda a comunidade que nos rodeia. 

A generalidade dos municípios da região de Leiria, no momento em que escrevo este texto, registam uma situação de alerta e com um número crescente de casos ativos de infeção Covid. Dificilmente iremos evitar mais duas a três semanas com risco grave no critério oficial do Governo, o que gera reocupação junto das pessoas e vem agravar as consequências para a vida económica e social.

As autoridades têm vindo a tomar gradualmente as medidas necessárias para mitigar a progressão da pandemia. Ela é antes de mais um problema de saúde, mas se o tecido económico e social colapsar ficamos também com menos capacidade de apoiar o sistema de saúde. Os programas de apoio à economia que foram implementados são fundamentais para manter o equilíbrio social e podermos recuperar a dinâmica económica assim que vencermos a pandemia.

Neste particular, considero fundamental persistir numa atitude proativa de gerir a pandemia, como estamos fazer desde o primeiro dia, disponibilizando medidas de proteção a toda a população, seja através do incremento dos testes à Covid-19 ou na aceleração do processo de vacinação, mas também temos de assegurar a progressiva recuperação da vida social e assumindo como prioridade a recuperação dos negócios e do bem-estar da comunidade.

A saúde é a primeira prioridade, mas não nos podemos arriscar, na economia e nos direitos fundamentais, a deitar fora o bebé com a água do banho.

É certo que esta não é uma razão para sermos menos cuidadosos. Antes pelo contrário, até que o processo de vacinação conheça níveis de imunidade nos vários grupos etários, temos ainda mais obrigação de cumprir as regras recomendadas – lavar as mãos, desinfetar os objetos com que lidamos no dia a dia, evitar situações de aglomeração sociais sem os devidos cuidados, tudo com bom senso, sem alarme, com a consciência que estamos todos a contribuir para ultrapassar um momento muito difícil. Mas que temos de avançar e seguir em frente!

E na minha opinião, temos de avançar mais rapidamente em domínios como o reforço de apoios à saúde mental, na rápida dinamização e reabertura de todos os centros de dia e retomar as visitas aos lares e hospitais, fatores relevantes para a promoção da saúde e felicidade dos mais idosos e doentes. De igual forma, as atividades culturais, recreativas, desportivas e sobretudo as funções económicas devem conhecer o mínimo de restrições ao seu funcionamento, incluindo os serviços públicos essenciais na organização social.

As lições tidas no âmbito da pandemia são a nossa melhor garantia que podemos ir retomando a normalidade com responsabilidade. Neste pressuposto, a expressão “Batalha pela Positiva” é muito mais do que um ato de sensibilização, terá de ser uma atitude coletiva e mobilizadora.

 


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...