Célia Ferreira
AMHO A Minha Horta
Basta deixar no terreno boas sementes
E o ano está a chegar ao fim. Este será, com certeza, um dos anos de que não iremos ter saudade.
O tempo lá fora está mais frio, as horas de sol são menores e os nossos quintais parece que produzem até mesmo sem lhe mexermos muito - basta ter deixado por lá “boas sementes”
Diria que se passa o mesmo na nossa vida, ou seja, ela vai-nos devolvendo as colheitas das sementes que lançamos à nossa volta. Por isso, há que cuidar do tipo de sementes que queremos colher. Isto para partilhar convosco que o que recebemos é também o que damos, sendo que o ideal é dar de forma desinteressada, e este dar que aqui menciono nada se relaciona com bens materiais, mas sim com o nosso ser.
Por exemplo: quem se lembra dos antigos postais de Natal, que normalmente recebíamos por estes dias dos nossos familiares e amigos, ao ponto de já nem os valorizarmos mais? Pois bem, lanço o desafio de este ano retomarmos esta bonita tradição - envie um postal de Natal a quem lhe apetecer, só porque sim.
Nas caminhadas que faço diariamente pela vila, fico sempre muito feliz com todos os bons dias que recebo de quem passa de carro e me reconhece, diria mesmo que essas pessoas, mesmo sem saberem, melhoram em muito o meu dia, com um simples e singelo “Bom dia!”
Outro hábito que criei foi o de tocar à campainha de alguns conhecidos, apenas para dizer “Bom dia e adeus”. Não dá para conviver, mas dá sempre para cumprimentar, e que falta nos fazem os afetos mais livres e despreocupados, enquanto não podemos partilhar abraços com os braços, que os façamos com a atenção e as palavras.
Considero as vivências que estamos a passar como aprendizagens, em que podemos perceber o valor do outro, e quão mais completa a nossa vida pode ser, na proporção em que seja partilhada.
Diria que alguns sabem quem está por detrás destes textos, outros não sabem, mas acreditem que a atenção que está a dar a esta minha partilha é o que me impulsiona e enche de bons sentimentos. Muito grata a si que me lê, bem haja!
Hortícolas para semear e/ou plantar: alfaces, agrião, beterraba, cebolas, couves, coentros, favas, mostardas, desbastar as nabiças, nabos, rúcula, salsa.
Árvores de fruto plantar: alperces, ameixoeiras, amoreiras, cerejeiras, figueiras, framboeseiras, groselheiras, macieiras, mirtilos, nectarinas, pereiras, pessegueiros
Jardim, semear e/ou plantar: goivos, jacintos, tulipas.
Dica do mês: o que fazer com as cascas de citrinos: fruta cristalizada; decorações de Natal; infusão, cujo líquido pode ser utilizado com desinfetante para lavar o chão da casa; adicionar ao composto
Na natureza, nada se perde, tudo se transforma!
Feliz Natal.
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...