Basquetebol regressa à Batalha passados 14 anos

A Associação Recreativa Amarense (ARA) criou uma secção de basquetebol, fazendo a modalidade regressar ao Concelho da Batalha, 14 anos após a extinção da sua prática de forma organizada.

“A secção foi criada devido à falta da modalidade no nosso concelho há 14 anos [época 2005/2006, segundo a Associação de Basquetebol de Leiria] e o seu ressurgimento deve-se ao interesse demonstrado por parte de treinadores, câmara municipal, Associação de Basquetebol de Leiria e do próprio ARA”, explica Filipe Ferreira, um dos responsáveis pela Secção de Basquetebol do Amarense.

A ARA tem “um grande historial no distrito Leiria e praticou a modalidade durante vários anos”. Agora, os treinadores, ex-atletas de basquetebol, reuniram com as entidades referidas e iniciaram o projeto, no passado mês de setembro.

A secção do basquetebol tem como responsáveis Filipe Ferreira e Miguel Cavalheiro, e integra dos escalões de baby basquete, minibasquete sub-8, sub-10, sub-12 masculinos e femininos, sub-14 masculinos e veteranos.

Os horários dos treinos do baby basquete e do minibasquete, no pavilhão gimnodesportivo do Amarense, estão marcados para a segunda-feira e quinta-feira, das 18h15 até às 19h30. Os treinos dos sub-14 masculinos são à quarta-feira, das 19h30 até às 20h30, mas no pavilhão gimnodesportivo da Batalha.

Num futuro próximo, haverá treinos à terça-feira e sexta-feira, das 19h30 até às 21 horas. Os treinos dos veteranos são à quinta-feira, das 22h00 até às 23 horas.

O primeiro convivo a nível distrital, que envolveu os novos atletas da ARA, aconteceu no dia 10 de novembro, na Marinha Grande, com a presença do Sporting Clube Marinhense, Clube Basquetebol de Leiria, União de Leiria, Basquete do Lis, Soutocico Basquete, Stella Maris, Biblioteca Instrução Recreativo Valado dos Frades, Núcleo Desportivo Amador de Pombal.

Segundo a Associação de Basquetebol de Leiria, "a última época em atividade da Associação Recreativa Amarense foi 2005/2006. Outro Clube, do Concelho da Batalha, que teve atividade de basquetebol foi o Grupo Desportivo da Batalha, cuja última época foi 2000/2001".

NOTA: notícia editada em 18/11/2019 para atualizar o último ano em que a modalidade foi oficialmente praticada no concelho da Batalha (foi há 14 anos e não 20 como estava escrito)

 


NESTA SECÇÃO

Abertas inscrições para a São Silvestre da Batalha

Estão abertas as inscrições para a 7ª prova São Silvestre da Batalha, a 14 de dezembro, com ...

UDB é uma das equipas patrocinadas pela Filstone

A União Desportiva da Batalha (escalões de formação e de competição) é uma das equipas que a...

Mestre de Avis concluída por 289 atletas

A Corrida Mestre de Avis 2019, numa distância de 7,3 quilómetros, foi concluída por 289 atle...