Banda com raízes no concelho vence concurso internacional

A banda canadiana Social Hysteria, dos irmãos George e Alexandre Lopes, que têm ligações ao concelho da Batalha, venceu a categoria de Rock Performance dos International Portuguese Music Awards (IPMA Awards), com o tema “Don't Ask Don't Tell”.

Na altura da entrega do prémio, no dia 18 de maio, no Zeiterion Theatre, no centro histórico de New Bedford, Massachusetts (EUA), George Lopes aproveitou para "mandar um abraço ao pessoal da Batalha, de Leiria e de Toronto".

O prémio foi entregue à banda por Nuno Bettencourt e pelo luso descendente Kevin Figueiredo, respetivamente vocalista e guitarrista, e baterista, dos Extreme.

Os IPMA distinguiram músicos portugueses, lusodescendentes e de países lusófonos, com a presença de artistas internacionais e uma plateia de mil pessoas.

Esta sétima edição dos prémios contou com atuações dos portugueses Rita Guerra, Sam The Kid, João Pedro Pais, Nuno Bettencourt, The Code e dos lusodescendentes Cordeone e Rebecca Correia, numa cerimónia que premiou artistas de sete países.

A canção do ano dos IPMA é "Xtoria D'bo Manera", cantada pelo cabo-verdiano Roy Job. Também os cabo-verdianos Tito Paris e Cremilda Medina foram distinguidos na categoria de música internacional, pela canção "Nôs Morna". Peter Serrado, do Canadá, foi reconhecido como novo talento.

A banda The Code, dos Açores, ganhou o prémio de melhor videoclipe. As categorias de dança, rap e hip-hop e Pop tiveram como vencedores, respetivamente, Sabrina Alves (África do Sul), Andy Scotch (Portugal) e Sarah Pacheco (EUA).

Nas três categorias de fado foram distinguidos Cordeone, de França, os açorianos Ronda da Madrugada e Michelle Madeira, uma artista do Canadá.

Os irmãos George e Alexandre Lopes viveram na Torre – a mãe é desta localidade e o pai da Quinta do Sobrado, mas agora residem no Canadá, onde lideram a banda. Nasceram no Canadá, mas mudaram-se para a Torre quando George tinha oito anos e o irmão apenas meses de vida. E viveram no concelho da Batalha até Alexandre fazer 15 anos e o irmão 23, regressando ambos então ao Canadá.

 


NESTA SECÇÃO

Jogos tradicionais do povo (III)

Antes de me referir ao jogo escolhido para este número, o Jogo do Pau, regresso ao Jogo do M...

Alunos inspiram-se no mosteiro para produzir obras de arte

Uma turma de 14 alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR)/P...

Jogos tradicionais do povo (II)

Em Setembro de 2006 publiquei nesta secção um apontamento sobre os jogos populares. Este seg...