Bancadas do PS e CDS votam contra plano e orçamento

As bancadas do PS (ver pág 07) e do CDS na Assembleia Municipal votaram contra o plano de atividades e orçamento da Câmara da Batalha para 2020, e o plano de desenvolvimento desportivo e cultural para os próximos anos, aprovados com os votos da maioria do PSD.

O plano de desenvolvimento desportivo e cultural prevê um financiamento a rondar os três milhões de euros, contemplando a ampliação do pavilhão multiusos da Batalha, a construção de um pavilhão gimnodesportivo em São Mamede e a instalação de relvado sintético no Reguengo do Fetal.

As grandes opções do plano (GOP) “apresentam como grandes objetivos do investimento o ambiente (redes de infraestruturas de água e saneamento, eficiência energética), a reabilitação urbana (PARU da Vila da Batalha, Reguengo do Fetal e Golpilheira), a coesão social e educação (apoios à 1ª infância, programas educativos de combate ao insucesso escolar, desportos e cultura para todos)”, refere a autarquia em comunicado.

“As GOP consolidam as grandes linhas de atuação municipal, de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na localização empresarial”, adianta.

“A transição energética e a eficiência energética apresentam uma opção estratégica do município para a sustentabilidade ambiental e para a sustentabilidade energética com a concretização de diversas empreitadas e projetos neste setor. A nível da mobilidade suave a câmara irá desenvolver dois projetos de referência: a Ecovia do Vale do Lena e a Ciclovia Urbana na Batalha”, explica o documento.

O orçamento municipal ultrapassa os 17,6 milhões de euros, justificado “essencialmente com o grande volume de investimento comparticipado por fundos comunitários, que corresponde a cerca de 12 milhões de euros, e pelas novas competências municipais no âmbito da descentralização da educação”.

No próximo ano, o município vai avançar com a Agenda da Inovação (Plano Estratégico – Batalha 2030), “preparando o concelho para os novos desafios e estratégias municipais para o novo quadro plurianual comunitário”.


NESTA SECÇÃO

Bombeiros da Batalha combatem fogo no parque natural (com vídeo)

Os Bombeiros Voluntários da Batalha estão a ajudar a combater o incêndio que deflagrou na ma...

Autarca "lamenta profundamente" ausência de combate à poluição

O presidente da Câmara da Batalha "lamenta profundamente o esquecimento a que tem sido votad...

“Não temos qualquer interesse em indústrias que não gerem mais valias”

(Excerto da entrevista do presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, publicada n...