Bancadas do PS e CDS votam contra plano e orçamento

As bancadas do PS (ver pág 07) e do CDS na Assembleia Municipal votaram contra o plano de atividades e orçamento da Câmara da Batalha para 2020, e o plano de desenvolvimento desportivo e cultural para os próximos anos, aprovados com os votos da maioria do PSD.

O plano de desenvolvimento desportivo e cultural prevê um financiamento a rondar os três milhões de euros, contemplando a ampliação do pavilhão multiusos da Batalha, a construção de um pavilhão gimnodesportivo em São Mamede e a instalação de relvado sintético no Reguengo do Fetal.

As grandes opções do plano (GOP) “apresentam como grandes objetivos do investimento o ambiente (redes de infraestruturas de água e saneamento, eficiência energética), a reabilitação urbana (PARU da Vila da Batalha, Reguengo do Fetal e Golpilheira), a coesão social e educação (apoios à 1ª infância, programas educativos de combate ao insucesso escolar, desportos e cultura para todos)”, refere a autarquia em comunicado.

“As GOP consolidam as grandes linhas de atuação municipal, de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na localização empresarial”, adianta.

“A transição energética e a eficiência energética apresentam uma opção estratégica do município para a sustentabilidade ambiental e para a sustentabilidade energética com a concretização de diversas empreitadas e projetos neste setor. A nível da mobilidade suave a câmara irá desenvolver dois projetos de referência: a Ecovia do Vale do Lena e a Ciclovia Urbana na Batalha”, explica o documento.

O orçamento municipal ultrapassa os 17,6 milhões de euros, justificado “essencialmente com o grande volume de investimento comparticipado por fundos comunitários, que corresponde a cerca de 12 milhões de euros, e pelas novas competências municipais no âmbito da descentralização da educação”.

No próximo ano, o município vai avançar com a Agenda da Inovação (Plano Estratégico – Batalha 2030), “preparando o concelho para os novos desafios e estratégias municipais para o novo quadro plurianual comunitário”.


NESTA SECÇÃO

Carnaval põe 1.500 miúdos e graúdos a desfilar na vila

O Carnaval na Batalha volta à rua e promete diversão para todas as faixas etárias, com uma p...

Exploração da Barrosinha chumbada de vez

O projeto de exploração da pedreira da Barrosinha, na freguesia de Reguengo do Fetal, foi fo...

Menina de um ano morre atropelada por empilhadora

Uma menina de um ano de idade, natural de Casal do marra, no Concelho da Batalha, morreu no ...