A Opinião de António Lucas

Ex-presidente do Município da Batalha

Baldios

Recentemente, a população da freguesia do Reguengo do Fetal movimentou-se ativamente a pretexto da intenção de instalação de uma pedreira, em local inadequado. Ficou mais uma vez provado que uma decisão antes tomada, sem conhecimento da população, levou os seus intervenientes a darem o dito por não dito, em alta velocidade, sendo a favor antes, passaram a ser contra depois.

Este movimento popular gerou um resultado positivo para a freguesia, uma vez que o local era completamente inadequado. Em simultâneo fiquei com a esperança que os líderes do movimento tivessem por intenção a continuação da defesa das populações e dos seus interesses, passando a efetuar uma efetiva gestão dos baldios da freguesia, mormente com a implementação de projetos que rentabilizassem e protegessem a floresta da freguesia. Só assim se entenderá a existência de uma comissão de compartes de baldios ativa, atuante e preocupada em proteger os terrenos e património de todos os compartes. Claro está que isto dá trabalho e necessita de competências que presumo quem se candidatou e aceitou os lugares nos órgãos sociais terá.

Porque a não ser assim, então o melhor será não mexer, pois as contas da freguesia são auditadas e controladas pelo executivo, pela assembleia, pelo Tribunal de Contas e pela IGF - inspeção geral de finanças e as da comissão de compartes serão auditadas por quem?

Continuo a achar e a desejar que se pegue de frente no problema da floresta e dos incêndios florestais, implementando as ZIF - zonas de intervenção florestal, única forma de rentabilizar e proteger a floresta, acabando com os incêndios e com o negócio que gravita à sua volta, só que isto dá trabalho e chatices e não obstante a assembleia municipal da Batalha ter aprovado por unanimidade emfevereiro de 2014 uma proposta que incumbia a câmara a avançar com o projeto das ZIF, que se saibam até hoje "nada se sabe". Assim sendo, a constituição desta nova comissão de compartes deixou-me alguma esperança de que seria desta que teríamos na freguesia e no concelho o arranque de um projeto que valorizasse a floresta e a protegesse, bem como aos residentes da freguesia e acabasse com os famigerados fogos florestais. Eu acho que mais gente existe com a mesma esperança que manifesto. As mais de três centenas de compartes que participaram nas reuniões tem essa esperança. Certamente não os irão desiludir.

 


NESTA SECÇÃO

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...