Aves da Batalha promove aula de sensibilização ambiental

O grupo Aves da Batalha promoveu a 2ª edição do “Dia da coruja-das-torres”, com a instalação de uma caixa-ninho no dia 9 de novembro em Casais dos Ledos, acompanhada de uma ação de educação e sensibilização ambiental para a comunidade escolar da aldeia.

Esta foi a terceira caixa-ninho instalada no concelho, depois Rebolaria e Picoto, e “faz parte de uma iniciativa do grupo que visa proporcionar a esta espécie ameaçada locais de nidificação extra”, explica João Tomás, que faz parte do Aves da Batalha.

A aula de educação e sensibilização ambiental teve como objetivo principal dar a conhecer aos alunos da escola dos Casais dos Ledos e restantes participantes as diferentes espécies de aves de rapina noturnas de Portugal, a sua biologia, importância para os ecossistemas e os fatores que ameaçam a sua conservação.

Os alunos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer as diferentes espécies de corujas e mochos e suas principais características e vocalizações, quais as presas favoritas das corujas-das-torres, através da análise de egagrópilas ou regurgitações, e como se pode fazer a monitorização destas espécies.

“Com este tipo de atividades pedagógicas informais, o Aves da Batalha pretende transmitir às gerações mais novas e à sociedade em geral a importância da biodiversidade do concelho para o equilíbrio dos ecossistemas dos quais fazemos parte. Afinal de contas só conhecendo é que se pode proteger”, destaca João Tomás.

Este “Dia da coruja-das-torres” contou com a presença de 50 pessoas, entre alunos, pais e professores da escola e da Junta de Freguesia da Batalha. Os Aves da Batalha “agradece a todos os participantes e, principalmente, ao proprietário do terreno onde foi instalada a caixa-ninho”.


NESTA SECÇÃO

Carnaval põe 1.500 miúdos e graúdos a desfilar na vila

O Carnaval na Batalha volta à rua e promete diversão para todas as faixas etárias, com uma p...

Exploração da Barrosinha chumbada de vez

O projeto de exploração da pedreira da Barrosinha, na freguesia de Reguengo do Fetal, foi fo...

Menina de um ano morre atropelada por empilhadora

Uma menina de um ano de idade, natural de Casal do marra, no Concelho da Batalha, morreu no ...