Aves da Batalha promove aula de sensibilização ambiental

O grupo Aves da Batalha promoveu a 2ª edição do “Dia da coruja-das-torres”, com a instalação de uma caixa-ninho no dia 9 de novembro em Casais dos Ledos, acompanhada de uma ação de educação e sensibilização ambiental para a comunidade escolar da aldeia.

Esta foi a terceira caixa-ninho instalada no concelho, depois Rebolaria e Picoto, e “faz parte de uma iniciativa do grupo que visa proporcionar a esta espécie ameaçada locais de nidificação extra”, explica João Tomás, que faz parte do Aves da Batalha.

A aula de educação e sensibilização ambiental teve como objetivo principal dar a conhecer aos alunos da escola dos Casais dos Ledos e restantes participantes as diferentes espécies de aves de rapina noturnas de Portugal, a sua biologia, importância para os ecossistemas e os fatores que ameaçam a sua conservação.

Os alunos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer as diferentes espécies de corujas e mochos e suas principais características e vocalizações, quais as presas favoritas das corujas-das-torres, através da análise de egagrópilas ou regurgitações, e como se pode fazer a monitorização destas espécies.

“Com este tipo de atividades pedagógicas informais, o Aves da Batalha pretende transmitir às gerações mais novas e à sociedade em geral a importância da biodiversidade do concelho para o equilíbrio dos ecossistemas dos quais fazemos parte. Afinal de contas só conhecendo é que se pode proteger”, destaca João Tomás.

Este “Dia da coruja-das-torres” contou com a presença de 50 pessoas, entre alunos, pais e professores da escola e da Junta de Freguesia da Batalha. Os Aves da Batalha “agradece a todos os participantes e, principalmente, ao proprietário do terreno onde foi instalada a caixa-ninho”.


NESTA SECÇÃO

Bombeiros da Batalha combatem fogo no parque natural (com vídeo)

Os Bombeiros Voluntários da Batalha estão a ajudar a combater o incêndio que deflagrou na ma...

Autarca "lamenta profundamente" ausência de combate à poluição

O presidente da Câmara da Batalha "lamenta profundamente o esquecimento a que tem sido votad...

“Não temos qualquer interesse em indústrias que não gerem mais valias”

(Excerto da entrevista do presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, publicada n...