Aves da Batalha organiza observação da natureza na Pia do Valinho

O Aves da Batalha volta às saídas de campo no próximo sábado, dia 19 de fevereiro, e “convida todas as pessoas interessadas e curiosas pela natureza” a juntarem-se ao grupo que vai partir à descoberta de um recanto natural da freguesia de São Mamede: a Pia do Valinho.

A Pia do Valinho encontra-se no extremo sul da freguesia de São Mamede, num pequeno vale próximo das localidades de Lagoa Ruiva e Casal Vieira. “É a primeira vez que visitaremos este local e fizemo-lo porque é um vale que alberga uma grande heterogeneidade de habitats, como as manchas de carvalho-cerquinho (cercais), os campos agrícolas, os pinhais e as zonas de matos típicas da serra”, explica o Aves da Batalha.

Durante o percurso será possível observar com facilidade espécies de aves invernantes, como o tordo-comum, o tordo-ruivo, o tentilhão-comum e a petinha-dos-prados, e ainda espécies de chapins, pica-paus, a trepadeira-azul e outras aves insectívoras, como os piscos-de-peito-ruivo, as toutinegras.

“Está previsto caminhar um percurso de três quilómetros para, em conjunto, conhecermos as aves e os outros seres vivos que vivem neste belo e natural recanto do concelho da Batalha”, destaca a organização.

A ter em conta

Hora de início: 8h00

Ponto de encontro: Parque de estacionamento ao lado da Derone (loja de roupa), Casal Vieira, São Mamede, coordenadas - 39.571306, -8.705513

Tipo de participação: Inscrição gratuita, mas obrigatória (limite de 15 pessoas)

Material ou informação útil aos participantes: binóculos, guia de aves, câmara fotográfica, calçado apropriado para caminhar em terra batida, água e pequeno lanche

Contactos da organização e inscrição: avesdabatalha@gmail.com


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...