Aves da Batalha e Passadas e Pegadas descobrem natureza

Os grupos Aves da Batalha e Passadas e Pegadas, numa atividade conjunta, foram conhecer a ponta mais a leste do concelho da Batalha, mais concretamente na Calvaria de Baixo e andaram pelos campos e casarios a observar o que a natureza tinha para oferecer.

O ponto de encontro foi junto ao imponente carvalho-cerquinho existente no Largo da Igreja da Calvaria de Cima. Trata-se de uma árvore centenária, com os seus impressionantes quase três metros de perímetro de tronco e com imensas histórias para contar.

Aí começou a caminhada com 3,5 quilómetros e durante o percurso foi possível observar os castanheiros já com os ouriços cheios de castanhas, os gaios e gralhas-pretas a levarem bolotas e nozes nos bicos para se prepararem para o inverno e algumas pinhas no solo com sinais de terem servido de pequeno-almoço aos esquilos-vermelhos que por ali habitam.

Embora as caminhadas não sejam uma novidade para o Passadas e Pegadas, que todos os domingos de manhã organiza percursos pela freguesia e junta dezenas de pessoas, este dia (16 de outubro) foi diferente do habitual. A presença do Aves da Batalha permitiu uma observação mais a fundo da natureza. Munidos de guias, binóculos, telescópios e máquinas fotográficas, os elementos grupo proporcionaram observações de aves aos participantes, falando das características e comportamentos de cada uma delas.

Um dos pontos altos da atividade foi a observação de quatro irrequietas estrelinhas-de-cabeça-listada, espécie observada pela primeira vez por vários participantes.

Durante o passeio registou-se um total de 42 espécies de aves, conheceram-se os castanheiros, carvalhos e sobreiros da aldeia e algumas histórias locais.

Ambos os grupos têm como focos a natureza, o bem-estar e o convívio. As atividades realizadas são variadas: recolha de lixo, plantação de árvores autóctones, monitorização e censos de animais, sensibilização, entre muitas outras. Os participantes não precisam de ser especialistas, basta que tenham vontade de participar e aprender.

 


NESTA SECÇÃO

Pai e filha bebé residentes na Batalha morrem em acidente, funeral marcado

O homem e a sua filha de dois meses que morreram no acidente ocorrido na Estrada Atlântica, ...

Região pede financiamento para seis projetos que considera fundamentais desenvolver

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) revelou no dia 25 de ...

Valorlis premeia escolas com melhor desempenho ambiental

  Os 55 estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2021/...