Autárquicas: Raul Castro e António Lucas querem voltar a liderar o município

Os antigos presidentes do município Raul Castro e António Lucas devem ser os principais rostos de uma “candidatura independente” às eleições autárquicas de outubro no Concelho da Batalha, noticiam esta quinta-feira, dia 11, os dois semanários publicados em Leiria.

O “Movimento Independente” não está formalizado, mas “deverá contar com o apoio do PS e do CDS-PP”, devendo Raul Castro “liderar a equipa candidata à câmara, enquanto António Lucas avançará para a assembleia municipal”, segundo explica o Jornal de Leiria.

O semanário adianta que o atual presidente do município, Paulo Batista Santos, “é um dos nomes referenciados como hipótese para cabeça-de-lista dos sociais-democratas em Leiria” - hipótese entretanto descartada pelo autarca.

O jornal Região de Leiria adianta que, “neste momento, está em curso o processo de consolidação da plataforma que sustenta a candidatura” dos dois antigos autarcas da Batalha, “que deverá traduzir-se num movimento independente”.

“A candidatura, que tem mantido contacto com estruturas partidárias locais, deverá contar com figuras relevantes do universo político concelhio e pretende alicerçar-se numa plataforma política abrangente”, refere.

“No outono passado surgiram as primeiras notícias a dar conta da possibilidade de Raul Castro avançar com uma candidatura nas eleições autárquicas, a disputar em setembro ou outubro deste ano”, adianta o Região de Leiria.

Em novembro de 2020, em entrevista a este semanário, o deputado e ex-autarca não poupou críticas à liderança de Paulo Batista Santos e não descartou a possibilidade de se candidatar à Câmara da Batalha, autarquia que liderou entre 1989 e 1997.

Entretanto, em declarações ao Jornal de Leiria, Paulo Batista Santos afirmou que quer “muito continuar a exercer a função de autarca” e que está “convicto do papel importante” que tem a desempenhar no concelho.

“A candidatura independente é um mito. Será uma candidatura do PS liderada por Raul Castro, à qual estão a procurar dar rostos para lhe conferir uma amplitude de independência. É uma novidade interessante este regresso de um autarca que esteve aqui há 30 anos, passou por Leiria, está agora no Parlamento e quer regressar à Batalha”, adiantou.

O PSD da Batalha já convidou o atual presidente a recandidatar-se. “É um convite que me honra muito, gosto muito de ser autarca, tenho muita honra em ser presidente da Câmara da Batalha”, afirma Paulo Batista Santos ao Região de Leiria, adiantando: “fico muito honrado e vou seriamente ponderar o assunto, mas a nossa concentração máxima é procurar fazer o nosso melhor nesta fase [da pandemia]”.

Já na manhã desta quinta-feira, dia 11, o presidente do Município da Batalha emitiu uma “nota de esclarecimento” sobre “a possibilidade de existir uma candidatura [sua] ao concelho vizinho de Leiria, um tema ultimamente recorrente e que apenas poderá servir para criar a dúvida junto das populações”.

“Jamais confundiria os interesses do município com objetivos de natureza pessoal ou políticos, numa visão da mera luta do poder pelo poder, infelizmente bastante usual nos tempos atuais”, refere Paulo Batista Santos, adiantando que “o tempo que vivemos não se compadece com hesitações, “joguetes” políticos ou meras ambições pessoais”.

“Tal como comunicado aos meus parceiros de partido em outubro de 2020, a minha decisão de candidatura a funções autárquicas apenas é possível no Concelho da Batalha, por ser a minha terra, onde resido e vivo desde sempre com a minha família, mas sobretudo local onde me sinto realizado a cumprir as funções de presidente da câmara municipal”, adianta o autarca.

“A decisão final está tomada e sem hesitações, aguardo com tranquilidade e humildade necessárias a evolução das decisões das cúpulas do Partido Social Democrata, embora reafirme que o Município da Batalha não pode ser um constante “trampolim” político, pelo que só aceitarei ser candidato no meu concelho”, conclui.

Os ex-autarcas da Batalha Raul Castro e António Lucas ainda não reagiram a estas notícias.


NESTA SECÇÃO

PSD da Batalha aprovou comissão autárquica para as eleições

A direção do PSD da Batalha aprovou a constituição da comissão autárquica para as próximas e...

Bombeiros e autarquias apoiados e bolsas de estudo aumentadas

A Câmara da Batalha decidiu na sua última reunião de 2020 decidiu, atribuir um apoio aos bom...

Taxa de insucesso escolar entre as mais baixas

A Região de Leiria acompanha a tendência nacional relativamente à subida das taxas de sucess...