Autarca "lamenta profundamente" ausência de combate à poluição

O presidente da Câmara da Batalha "lamenta profundamente o esquecimento a que tem sido votado o projeto da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES)" da Região de Leiria.

"Os valores ambientais em causa justificam que este projeto seja considerado estratégico para a região, conheça um desfecho urgente e seja reconhecido como opção prioritária do Ministério do Ambiente e da Ação Climática", refere Paulo Batista Santos numa nota publicada na segunda-feira, dia 24, em que elogia o trabalho da GNR na área ambiental.

O autarca "felicita a equipa do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR por cumprir o seu trabalho", na sequência da deteção do alegado autor de uma descarga poluente para a Ribeira dos Milagres, em Leiria.

O presidente da Câmara da Batalha alega que o investimento associado a uma solução para a despoluição da bacia do Lis é de "12 milhões de euros, menos de 3% do orçamento de despesa do Fundo Ambiental para 2020, ou cerca de 10% do valor atribuído às empresas de transportes públicos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto no âmbito do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos".

"A bacia hidrográfica do rio Lis constitui um dos mais importantes recursos naturais da região de Leiria. A degradação da qualidade das águas devido às descargas continuadas de efluentes domésticos, pecuários e industriais e às práticas agrícolas inadequadas tem conduzido, nas últimas décadas, a problemas graves de poluição e à degradação da qualidade da água do rio Lis. Neste particular, é tempo de mudar de vida!", conclui Paulo Batista Santos na nota publicada na sua página de Facebook.


NESTA SECÇÃO

Bombeiros da Batalha combatem fogo no parque natural (com vídeo)

Os Bombeiros Voluntários da Batalha estão a ajudar a combater o incêndio que deflagrou na ma...

“Não temos qualquer interesse em indústrias que não gerem mais valias”

(Excerto da entrevista do presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, publicada n...

Luto municipal pela morte do médico Manuel Órfão

A Câmara da Batalha acaba de decretar luto municipal pelo falecimento do médico Manuel Perei...