Ativos no concelho ultrapassam a centena e faleceu mais uma pessoa
O número de pessoas falecidas no concelho da Batalha com Covid-19 aumentou para 22 no último mês, segundo o boletim sobre a pandemia divulgado, a 11 de dezembro, pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.
No distrito de Leiria já não há concelhos sem registo de falecimentos, apresentando Castanheira de Pera (5) Pedrógão Grande (6), Figueiró dos Vinhos e a Batalha os números mais baixos (22 em cada). No caso da Batalha, há ainda a registar a morte de um cidadão natural do município, mas residente no distrito de Aveiro.
O concelho de Leiria apresenta o maior número de vítimas mortais (180), seguindo-se Caldas da Rainha (130) e Pombal (111).
No que respeita aos casos ativos, a Batalha apresenta 109 (eram 33), havendo oito concelhos com números inferiores. O município de Leiria concentra 867 situações, seguindo-se Pombal (438) e Marinha Grande (248).
Desde o início da pandemia, registaram-se 1.361 infetados confirmados no concelho da Batalha. Os municípios de Castanheira de Pera (198), Pedrógão Grande (299) e Figueiró dos Vinhos (537) são os menos afetados. Pelo contrário, Leiria (11.768), Pombal (4.782) e Alcobaça (4.562) apresentam o maior número de pessoas infetadas desde março de 2020.
Entretanto, “mais de 700 crianças e jovens do pré-escolar e do 1º CEB” foram testados nas escolas do concelho, nos dias 9 e 10 d e dezembro, “numa ação da Unidade de Saúde Pública do ACES Pinhal Litoral com o apoio da câmara municipal e do Agrupamento de Escolas da Batalha.
“Os testes, de deteção rápida, visam acautelar potenciais situações de surtos de infeção na comunidade escolar, uma das mais vulneráveis atendendo à não cobertura vacinal desta população”, explicou em comunicado a autarquia.
Esta medida surgiu devido “à deteção de diversos casos positivos entre os alunos das escolas da região, pelo que se afigurou da máxima importância proceder à testagem, salvaguardando também a segurança das famílias podendo, inclusive, antecipar o surgimento de eventuais surtos”, refere o comunicado.
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...