Atingidas as 20 vítimas mortais relacionadas com a Covid-19
O número de pessoas falecidas no concelho da Batalha com Covid-19 aumentou para 20 no último mês, segundo o boletim sobre a pandemia divulgado, a 16 de outubro, pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.
No distrito de Leiria já não há concelhos sem registo de falecimentos, apresentando Castanheira de Pera (5) Pedrógão Grande (6) e a Batalha os números mais baixos. No caso da Batalha, há ainda a registar a morte de um cidadão natural do município, mas residente no distrito de Aveiro.
O concelho de Leiria apresenta o maior número de vítimas mortais (173), seguindo-se Caldas da Rainha (123) e Pombal (109).
No que respeita aos casos ativos, a Batalha apresenta 11, havendo seis concelhos com números inferiores. O município de Leiria concentra 132 situações, seguindo-se Caldas da Rainha (105) e Pombal (46).
Desde o início da pandemia, registaram-se 1.086 infetados confirmados no concelho da Batalha. Os municípios de Castanheira de Pera (180), Pedrógão Grande (272) e Figueiró dos Vinhos (467) são os menos afetados. Pelo contrário, Leiria (9.757), Pombal (4.057) e Alcobaça (3.875) apresentam o maior número de pessoas infetadas desde março de 2020.
Plano desativado
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Batalha foi desativado no dia 1 de outubro por despacho do presidente da câmara municipal, Paulo Batista Santos.
“A situação epidemiológica no território nacional continental e particularmente no Concelho da Batalha e concelhos limítrofes, a taxa de vacinação municipal com 91% de população com o esquema iniciado e 85% concluído, a passagem à situação de alerta decretado pelo Governo e o facto de à data não se verificar nenhum dos pressupostos epidemiológicos ou a necessidade de medidas excecionais de proteção civil que motivaram a ativação do plano em 18 de março de 2020”, foram os argumentos apresentados.
Também é referida “a evolução muito positiva da situação epidemiológica no Município da Batalha que, à data, registava apenas 11 casos ativos de Covid-19”.
A ativação ou desativação do plano é uma competência do presidente da câmara municipal. O Plano de Municipal Emergência “é o instrumento que permite uma melhor articulação entre todos os organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil”.
Desconfinamento
O país encontra-se na fase 3 de desconfinamento, com mais de 85% da população com vacinação completa.
Assim, verifica-se o fim do limite da lotação: estádios de futebol, espetáculos culturais, comércio e restauração, casamentos e batizados.
Fim dos limites horários: estabelecimentos comerciais, eventos e celebrações.
Obrigatoriedade de apresentação de Certificado Digital Covid da UE à entrada em discotecas, bares, estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e estabelecimentos com espaço de dança, independentemente do dia da semana ou do horário; visitas a lares e estabelecimentos de saúde; viagens por via aérea ou marítima; grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos.
Uso de máscara obrigatório no acesso e permanência nos seguintes contextos: crianças a partir do 2º ciclo nos estabelecimentos de educação, ensino e creches, exceto nos espaços de recreio ao ar livre; hospitais e estabelecimentos de saúde; espaços comerciais com mais 400 m², incluindo centros comerciais lojas de cidadão.
Salas de espetáculos, cinemas ou similares; recintos de eventos e celebrações desportivas; transportes públicos e transportes coletivos de passageiros (táxi e/ou TVDE), incluindo o transporte aéreo; lares, unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e outras estruturas e respostas residenciais para crianças, jovens e pessoas com deficiência, requerentes e beneficiários de proteção internacional e acolhimento de vítimas de violência doméstica e tráfico de seres humanos.
E pelos pelos trabalhadores dos bares, discotecas, restaurantes e similares, e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em que ocorra contacto físico com o cliente, por exemplo cabeleireiros, barbeiros ou esteticistas.
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...