José Travaços Santos

Baú da Memória

Associação Folclórica da Região de Leiria/Alta Estremadura

Ao terminar o seu mandato como presidente da Direcção da Associação Folclórica da Região de Leiria/Alta Estremadura, pautado por uma dinâmica e inteligente actividade que revelou bem a importância e as potencialidades da instituição, o Dr. Adélio Amaro brindou-nos com a edição de um livro sobre os agrupamentos folclóricos filiados de toda a vasta região da Alta Estremadura, que abrange o distrito de Leiria e, ainda, como é lógico, o concelho de Ourém.

Nunca é demais lembrar que somos histórica e etnograficamente Estremadura e não Beira Litoral, ficção da política dos anos de 1936/1937, que nos tocou profundamente, ferindo-nos (mas não de morte) a identidade. O mesmo poderá dizer-se quanto ao recém proclamado Oeste, ficção também, que esquartejou, no mais profundo do território estremenho, a nossa província natal. Oeste, lembramos, é todo o litoral português desde a foz do rio Minho até ao cabo de São Vicente no Algarve.

O livro, com bela e expressiva capa de Ângela Silva, informa-nos sobre cada um dos grupos associados que, embora muitos ainda não são todos os da região, com resumidos mas esclarecedores historiais e com sugestivas fotografias. São quarenta e quatro, incluindo um fundado e composto pelos nossos emigrantes em Montfermeil, na França. Contém ainda uma elucidativa “nota de abertura” do Dr. Adélio Amaro, que, no fundo, é um bem elaborado estudo sobre a região abrangida, escutando-se neles a opinião de consagrados autores que se debruçaram, desde o século XIX, sobre a história e a etnografia estremenhas.

Mas a feliz publicação tem também outras virtudes, entre elas a de revelar a força do movimento folclórico em que se pratica um associativismo da maior pureza e do mais exemplar voluntariado, que só na Alta Estremadura envolve perto de duas mil pessoas de todas as idades, de todas as condições e de todas as profissões, num utilíssimo convívio fraterno de aprendizagens mútuas e de troca de saberes.

A Associação Folclórica da Região de Leiria/Alta Estremadura, que mudou a sua sede para a freguesia da Barreira, na Calçada da Fonte, é agora presidida pela Dr.ª Ana Rita Leitão, dinâmica folclorista a quem desejamos os maiores êxitos no desempenho do seu cargo, bem como aos restantes membros dos corpos gerentes.


NESTA SECÇÃO

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...