Assembleia municipal reclama início imediato das obras no mosteiro

A Assembleia Municipal da Batalha aprovou no dia 22 de junho, por unanimidade, uma moção que “reclama a maior urgência o início das obras anunciadas e previstas com o apoio dos fundos europeus, em benefício da valorização do Mosteiro da Batalha”.

“Há vários anos foram anunciadas obras de requalificação do claustro real, requalificação de um novo espaço para loja, reabilitação da iluminação exterior, para além de outras melhorias, de modo a tornar este monumento 100% acessível, sem que até à presente data se conheçam quaisquer desenvolvimentos, que não anúncios dos sucessivos governantes na área da Cultura”, refere um comunicado.

“Ainda recentemente, a ministra da Cultura veio uma vez mais anunciar que as obras de conservação e restauro dos claustros de D. João I e de D. Afonso V, financiadas pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional iriam começar em junho de 2020”, destaca.

“O desinvestimento no mosteiro regista níveis preocupantes, situação que contrasta com intervenções em curso, por exemplo, no Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo e mais avultadas no Palácio Nacional de Mafra, tudo monumentos com menor pressão de visitantes do que o Mosteiro da Batalha”, segundo a moção intitulada “Pela proteção e valorização do Mosteiro da Batalha”.

É o terceiro monumento mais visitado do país, após o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, tendo em 2019 recebido 416.793 visitantes, num aumento de 2,2% relativamente a 2018.

Na moção aprovada e que agora seguirá para o Governo, a assembleia municipal “sublinha a importância do Turismo Cultural, reconhecido como uma das principais alavancas da retoma económica e do sector turístico em Portugal, razão pelo qual é decisivo investir nesta área ao nível da qualificação dos monumentos nacionais”.

Por fim, “alerta ainda para os riscos de perda de fundos europeus pelo facto da não execução de obras, uma vez que se encontra em curso um processo para a sua reprogramação”.


NESTA SECÇÃO

Bombeiros da Batalha combatem fogo no parque natural (com vídeo)

Os Bombeiros Voluntários da Batalha estão a ajudar a combater o incêndio que deflagrou na ma...

Autarca "lamenta profundamente" ausência de combate à poluição

O presidente da Câmara da Batalha "lamenta profundamente o esquecimento a que tem sido votad...

“Não temos qualquer interesse em indústrias que não gerem mais valias”

(Excerto da entrevista do presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, publicada n...