Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Aromáticas tratam da saúde às galinhas

O mês de fevereiro marca o período em que o tempo começa a mudar. Se ainda não fez as sementeiras em alvéolos, pode fazer este mês. Cá por casa mantenho os alvéolos numa marquise e assim protejo as plântulas do caracóis e lesmas. Costumo colocá-los dentro de caixas, revestidas com plástico e, assim, mantenho humidade constante favorável à germinação das sementes.

É uma boa altura para melhorar o solo, a sua composição e estrutura, através de estrume curtido ou composto. Este pode ser introduzido no solo ou posto à superfície, assim as minhocas irão incorporá-lo naturalmente.

Pode também espalhar pedaços de cartão nas zonas que mais tarde serão de semeadura e plantio. Esta é uma forma de ir preparando o solo, aquecendo-o e mantendo-o livre de plantas indesejadas.

Se quiser preparar os locais a plantar no futuro, prepare o terreno agora, deixe-o sem nada e dentro de algumas semanas quando for plantá-lo remova todas as ervas espontâneas que nasceram. Este processo chama-se falsa sementeira e pode ser feita sempre, assim permitimos que as ervas espontâneas se manifestem e depois removemo-las ainda pequenas, antes das sementeiras/plantações, protegendo as plantas da concorrência por nutrientes das ervas espontâneas.

Nesta época, para quem tem galinhas em galinheiros, é normal que apresentem alguns transtornos de saúde. Saiba que as aromáticas servem muito bem também para elas. É comum por aqui oferecer-lhes na água infusões de plantas, nomeadamente de hortelã - assim limpam os intestinos, pois a hortelã ou as mentas servem como repelentes de vermes internos. No ninho das galinhas devem ainda ser incorporadas diversas aromáticas, tais como: funcho – estimulante de postura, alfazema – calmante, aumenta a circulação sanguínea, reduz o stress, erva-cidreira – calmante e repelente de roedores, hortelá – repelente de vermes e insetos, urtigas – calmantes (podem ser adicionadas à pasta de sêmeas que lhes sirva pela manhã), salsa – rica em vitaminas e evita a proliferação de salmonelas, e tomilho – aumenta a saúde respiratória e é calmante (este também sirvo como chá na água).

Para além de incorporarmos no galinheiro ervas aromáticas, também temos plantações delas em redor do galinheiro.

Se dá grãos de cereais às suas galinhas, saiba que se os deixar germinar darão ainda mais nutrientes - basta para isso que os humedeça uns dias antes de lhos disponibilizar: No inverno faço sempre isso, no verão com temperaturas mais altas não o faço tanto pois eles tendem a azedar com facilidade, mas com este tempo, este procedimento é muito fácil e útil.

Hortícolas para semear em local protegido: abóboras, acelgas, alfaces, alho francês, beterraba, bróculos, cebolas, coentros, couves-repolho, espargos, espinafres, ervas aromáticas, malaguetas, melancias, , nabos, rúcula, tomates, pimentos, pepinos.

Hortícolas para semear ao ar livre em zonas menos propensas a geadas: alho francês, beterrabas, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves-repolho, espargos, espinafres, ervilhas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, coentros, calêndulas.

Jardim, semear: gipsófilas, manjericos, ciclames, cólios, sécias, bolbos, margaridas, cravinias.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...