Ana Caseiro (Cozinheira)
À Mesa
Aproveitar a praia, o sol, e estupeta de atum!
O Sotavento Algarvio tem uma longa tradição na pesca de atum. Com a diminuição do peixe, na segunda metade do século XX, esta atividade entrou em decadência. No final do século recuperou e o preço do atum-rabilho começou a chegar a valores interessantes no mercado internacional. Rico em omega 3 e fósforo, com um sabor muito característico, começa então a ganhar também alguma atenção em Portugal.
A salga do atum já era feita na região desde a ocupação romana. Durante gerações apurou-se uma arte que permite que tudo se aproveite no atum. Partes menos nobres como a barriga, músculos da cabeça e barbatanas, vão para a salga. O peixe que não vai para muxama (Muxama é feita de peças lombares de atum, seco e salgado, de consistência rígida e textura suave), segue para a estupeta. É assim que nasce uma especialidade da zona, perfeita para acompanhar o verão, a estupeta de atum. Apresento uma receita fresca com ingredientes de época, salada com estupeta de atum. Está receita da para ser uma entrada de 6 pessoas.
Ingredientes
Cerca de 300 gr de estupeta de atum
4 tomates
1 pimento vermelho
1 cebola nova
Coentros 1 molho
Azeite
Vinagre
Óregãos (opcional)
Pimenta em pó q.b.
Preparação:
Desfie a estupeta de atum, lave-a em água fria para tirar o excesso de sal e esprema bem. Repita esta operação mais uma ou duas vezes, conforme goste mais ou menos salgada, sem a deixar demasiado “deslavada”. De seguida pique a cebola e o pimento (deve descascar o interior do pimento para ajudar na digestão) e corte em cubos pequenos. Lave e corte as folhas de coentros finamente. Corte o tomate em cubos e reserve numa taça com a cebola cortada e o pimento. Adicione o atum desfiado, tempere com azeite, pimenta e vinagre. E está pronta para degustar com um vinho branco em boa companhia.
Boas férias e boas degustações a todos os leitores!
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...