Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Aproveitar para fazer as sementeiras

Ano novo, vida Nova. Isso acontece nas nossas hortas, quando iniciamos o ciclo das plantações anuais, e este mês, ainda mais com as condicionantes de circulação que temos tido, é um ótimo momento para planear o que se quer produzir e começar a semear.

Para mim, janeiro é também o início de mais um ano de vida, pelo que é sempre um mês especial. Gosto muito de fazer anos, de celebrar a vida. Este ano não o pude fazer na companhia da família alargada, pois estávamos confinados, mas isso não me impediu de ter arranjado outras formas de celebrar, em vez de ficar triste e com pena de mim mesma. Fui fazer tudo o que me apetecia e me deu prazer sozinha e também sabe tão bem estar só comigo.

Nesta altura apenas as couves se mantêm vigorosas na minha horta, as geadas por aqui não permitem muito mais. Há que compreender as realidades dos nossos quintais e aproveitar de acordo com as suas possibilidades. Assim não contrariamos a natureza e acabamos por viver de bem com o que ela nos dá.

Como os dias são mais curtos e passamos menos tempo na rua, podemos aproveitar para fazer as sementeiras em vasos ou cubas. Pode-se aproveitar vários recipientes, os copos de iogurte, os tubos dos rolos de papel higiénico, estes últimos depois nem precisam de ser retirados, vai todo o conjunto para a terra. Deixamos as plantas crescer numa varanda ou marquise e quando chegar melhor tempo, já temos alguns alimentos mais adiantados.

Hortícolas para semear em local coberto: alfaces, alho francês, alhos, agriões, bróculos, cenouras, cebolas, coentros, couves, ervilhas, espinafres, favas, nabos, nabiças, rabanetes e salsa.

Hortícolas para semear ao ar livre em zonas menos propensas a geadas: alho francês, beterrabas, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves-repolho, espargos, espinafres, ervilhas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, coentros, calêndulas.

Jardim, semear: begónias, gipsófilas, goivos, lírios, miosótis, flor de lis, sécias, petúnias, roseiras, zinias e bolbos em geral.

É também uma excelente altura para plantar arbustos e árvores de fruto. O meu jardim já está a ficar ladeado de arbustos que dão fruto, por cá privilegia-se tudo o que seja produtivo.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...