Célia Ferreira
A.M.HO. A.Minha.Horta
Aproveitar espécies antigas
Nestes dias continuamos em época de colher a abundância dos nossos quintais e até em zonas selvagens. Aproveite os passeios a pé e colha umas saborosas amoras das silvas selvagens.
Há uns anos comi uns pêssegos pequenos, mas deliciosos. Coloquei os caroços na terra e deixei a planta crescer em vasos e depois, quando tinham um porte já aceitável, coloquei na terra no início da primavera, num local que não tem rega.
Este ano as árvores (ainda pequenas) presentearam-me com uns frutos deliciosos, de calibre pequeno, mas com muita essência. Não foram tratados, nem podados, nem regados. O mesmo está a acontecer com umas videiras que trouxe de uma casa antiga. Isto porque se trata de plantas antigas, que queria manter.
Gosto de ter o quintal quase em modo de auto-regeneração e parece que é possível. Hoje colho pêssegos e uvas que não trato, apenas colho.
Se tiverem oportunidade de ter acesso a árvores antigas, não desperdicem e aproveitem ao máximo para as propagar. Aproveito e informo que no próximo dia 29 deste mês, entre as 15 e as 18 horas, no espaço do clube desportivo da Martingança, haverá uma troca de sementes. O que se pretende é partilhar a abundância que a natureza nos oferece. Eu levarei caroços destes pêssegos.


Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: agriões, aipo, acelgas, alface de inverno, brócolos, cenouras, cebolas, cenouras, coentros, Couves várias, coentros, espinafres, ervilhas, favas, nabos, nabiças, rabanetes, rúcula, salsa.
Jardim, semear: amores-perfeitos, cravos, gipsófilas, calêndulas, miosótis, papoilas. Em bolbo: jacintos, narcisos e tulipas.
Dicas de preparados caseiros para a horta. Contra oídio/ míldio: triture 1kg. de alho em 3 lt. de água (se possível da fonte) e 1 lt. de álcool, deixe macerar por 24 horas, de seguida coe e reserve. Use 1 lt. deste preparado para cada 20 lt. de água. Aplicar preventivamente ou em plantas já infetadas, com 15 dias de intervalo entre a 1ª e a 2 ª aplicação. Macerado de folhas de ano de bardana: coloque num recipiente folhas de bardana, cubra de água e deixe repousar por alguns dias, coe o preparado e pulverize com ele as plantas atacadas como preventivo diluído a 2% e como curativo diluído a 10-20%.
Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos!
Boas colheitas.
NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...