Célia Ferreira

A.M.HO. A.Minha.Horta

Aproveitar espécies antigas

Nestes dias continuamos em época de colher a abundância dos nossos quintais e até em zonas selvagens. Aproveite os passeios a pé e colha umas saborosas amoras das silvas selvagens.

Há uns anos comi uns pêssegos pequenos, mas deliciosos. Coloquei os caroços na terra e deixei a planta crescer em vasos e depois, quando tinham um porte já aceitável, coloquei na terra no início da primavera, num local que não tem rega.

Este ano as árvores (ainda pequenas) presentearam-me com uns frutos deliciosos, de calibre pequeno, mas com muita essência. Não foram tratados, nem podados, nem regados. O mesmo está a acontecer com umas videiras que trouxe de uma casa antiga. Isto porque se trata de plantas antigas, que queria manter.

Gosto de ter o quintal quase em modo de auto-regeneração e parece que é possível. Hoje colho pêssegos e uvas que não trato, apenas colho.

Se tiverem oportunidade de ter acesso a árvores antigas, não desperdicem e aproveitem ao máximo para as propagar. Aproveito e informo que no próximo dia 29 deste mês, entre as 15 e as 18 horas, no espaço do clube desportivo da Martingança, haverá uma troca de sementes. O que se pretende é partilhar a abundância que a natureza nos oferece. Eu levarei caroços destes pêssegos.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: agriões, aipo, acelgas, alface de inverno, brócolos, cenouras, cebolas, cenouras, coentros, Couves várias, coentros, espinafres, ervilhas, favas, nabos, nabiças, rabanetes, rúcula, salsa.

Jardim, semear: amores-perfeitos, cravos, gipsófilas, calêndulas, miosótis, papoilas. Em bolbo: jacintos, narcisos e tulipas.

Dicas de preparados caseiros para a horta. Contra oídio/ míldio: triture 1kg. de alho em 3 lt. de água (se possível da fonte) e 1 lt. de álcool, deixe macerar por 24 horas, de seguida coe e reserve. Use 1 lt. deste preparado para cada 20 lt. de água. Aplicar preventivamente ou em plantas já infetadas, com 15 dias de intervalo entre a 1ª e a 2 ª aplicação. Macerado de folhas de ano de bardana: coloque num recipiente folhas de bardana, cubra de água e deixe repousar por alguns dias, coe o preparado e pulverize com ele as plantas atacadas como preventivo diluído a 2% e como curativo diluído a 10-20%.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

Não as mande às urtigas... aproveite-as

Se ainda não semeou as suas plantações para colher no verão, é melhor fazê-lo agora. As minh...

Trabalhar na coffee-shop?

Enquanto procuro emprego outra vez, encontro o Bill, que encontram no artigo “Como chegar ao...

O museu dos sentidos. Mover-se

Dando continuidade à apresentação dos recursos inclusivos existentes no Museu da Comunidade ...