Célia Ferreira

A.M.HO. A.Minha.Horta

Aproveitando os citrinos

O mês de fevereiro marca o período em que o tempo começa a mudar. É uma boa altura para melhorar o solo, a sua composição e estrutura, através de estrume curtido ou composto. Este pode ser introduzido no solo ou posto à superfície, assim as minhocas irão incorporá-lo naturalmente.

É também a época de começar as sementeiras, em local resguardado, das grandes plantações da primavera.

Pode também espalhar pedaços de cartão nas zonas que mais tarde serão de semeadura e plantio. Esta é uma forma de ir preparando o solo, aquecendo-o e mantendo-o livre de plantas indesejadas.

Se quiser cuidar dos locais a plantar no futuro, prepare o terreno agora, deixe-o sem nada e dentro de algumas semanas quando for plantá-lo remova todas as ervas espontâneas que nasceram - este processo chama-se falsa sementeira e pode ser feita sempre. Assim permitimos que as ervas espontâneas se manifestem e depois removêmo-las ainda pequenas antes das nossas sementeiras/plantações, livrando as plantas da concorrência por nutrientes das ervas espontâneas. No meu quintal as galinhas limpam a zona a semear na primavera, assim fica estrumada e revolvida.

Nesta época costumamos consumir muitos citrinos (laranjas, tanjaras, limões etç). Pois bem, para aproveitar todo o seu potencial, antes de os consumir costumo pelar a sua casca (tirar apenas a parte laranja/amarela sem a parte branca para congelar) e depois usar triturada em bolos e bolachas, ou então para fazer um detergente caseiro para limpezas diversas, cuja receita é: vinagre (de vinho ou de cidra, o que difere é a intensidade de aroma a vinagre), cascas de citrinos (limões, laranjas e afins). Encher um frasco com a pele fina dos citrinos e depois encher com vinagre, deixar repousar por 2 ou 3 semanas em local escuro, depois é só colocar dentro de um borrifador e usar na maior parte das superfícies.

Pode ainda triturar as cascas de citrinos e misturar com borras de café e colocar nos canteiros que são invadidos por gatos, pois eles não apreciam muito o seu aroma. As cascas e o café ao decomporem-se adicionam acidez ao terreno. Portanto, depois deve ter o cuidado de colocar plantas que apreciem solos mais ácidos.

Pode ainda fazer essência de laranja. Encha um frasco, previamente esterilizado, com cascas de laranja (quanto mais cascas usar, mais intenso fica) sem parte branca e depois encha-o de vodka. Tape e agite bem, deixe em repouso durante 2 a 3 semanas. Passado esse tempo, coe o preparado e deite num frasco esterilizado e tape-o apenas com um pano, para que o álcool se evapore, se o local for bem arejado, passados alguns dias já pode usar a essência de laranja. De preferência use um frasco escuro para conservar melhor as propriedades, ou deixe-o sempre dentro de um local sem luz.

Hortícolas para semear em local coberto: acelgas, alfaces, alho francês, bróculos, couves-repolho, ervas aromáticas, nabos, rúcula, tomates e pimentos.

Hortícolas para semear ao ar livre em zonas menos propensas a geadas: alho francês, beterrabas, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves- repolho, espargos, espinafres, ervilhas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, coentros e calêndulas.

Jardim, semear: gipsófilas, manjericos, ciclames, cólios, sécias, bolbos, margaridase cravinias.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

A gente que o dinheiro fez de bem

Somos tantos a não ter quase nada/porque há uns poucos que têm quase tudo/mas nada vale prot...

Memória das Mães que foram verdadeiras Heroínas

Foi há perto de 25 anos, em 8 de Dezembro de 1993, dia da Padroeira de Portugal, que, numa, ...

A igreja da Golpilheira

Após várias tentativas consegui finalmente ver a Igreja de Nª Srª de Fátima da Golpilheira p...