Aprovadas 15 candidaturas no valor de 30 mil euros

O Município da Batalha aprovou no dia 19 de abril as primeiras 15 candidaturas no âmbito do Programa Municipal de Relançamento da Economia e do Investimento, no montante global de 30 mil euros.

O programa apoia às atividades económicas, com caráter extraordinário e valores não reembolsáveis, com o objetivo de ajudar à manutenção dos postos de trabalho e mitigar de situações de crise empresarial.

A iniciativa, com uma dotação de 500 mil euros, “pretende ainda contribuir para a dinamização e recuperação económica do tecido empresarial, designadamente apoiando as atividades de alojamento, restauração, comércio e serviços, que por força do estado de emergência tiveram que interromper a sua atividade”, destaca a autarquia em comunicado.

As microempresas familiares representam mais de 90% das candidaturas aprovadas. A câmara municipal registou uma centena de pedidos, que se encontram em análise, perspetivando que na sua maioria conheçam uma decisão e pagamento dos apoios até final de maio.

 

Câmara recebe prémio financeiro de 476 mil euros do Centro 2020

O Município da Batalha recebeu um prémio financeiro de 361.577 euros do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) “pela boa eficácia na execução dos fundos europeus”

Àquele valor junta-se o saldo da operação do novo Parque de Eventos de Santa Maria da Vitória, de 114.628 euros, perfazendo um total 476.205 euros de reforço de comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O Plano de Ação de Regeneração Urbana da Batalha foi desenvolvido em parceria com Unidade de Investigação - CARME - Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, do Instituto Politécnico de Leiria.

O plano inclui a barreira de proteção do mosteiro contra o ruído (517 mil euros), a Casa do Conhecimento e da Juventude da Batalha (560 mil euros); a reabilitação do Edifício do Dr. Gens (581 mil euros) e o Parque de Eventos Santa Maria da Vitória (1,043 milhões de euros).

A autarquia da Batalha viu, entretanto, aprovada a candidatura ao Sistema de Informação Cadastral Simplificado e do Balcão Único do Prédio (BUPi), no valor de 140.966 euros, que permitirá desenvolver um projeto piloto do cadastro predial.

 

Autarquia e Startup Leiria assinam protocolo de cooperação

A Câmara da Batalha e a Startup Leiria subscreveram em março um protocolo de cooperação com o objetivo estabelecer os princípios de cooperação, com vista ao desenvolvimento de mecanismos de apoio ao empreendedorismo e inovação no concelho.

O espaço da Casa do Conhecimento e da Juventude reúne um conjunto de jovens empreendedores que serão beneficiários desta parceria, no âmbito de uma das “valências mais relevantes do município, que é contribuir para a capacitação e desenvolvimento do empreendedorismo, desenvolvimento económico do território”.

A Startup Leiria vai desenhar e gerir as atividades de apoio aos empreendedores, nomeadamente prestar os serviços de capacitação e/ou consultoria para desenvolvimento dos modelos de negócio dos empreendedores dos empreendedores do concelho; criar oportunidades para potenciar o crescimento dos negócios através de mentorias, ligação a outras entidades e aconselhamento especializado; e ainda apoiar a Câmara Municipal no desenvolvimento de projetos nacionais e europeus no âmbito de quadros de apoio à economia e inovação.

 


NESTA SECÇÃO

Rendimento das famílias foi o que mais cresceu a nível distrital

As famílias do Concelho da Batalha foram, no distrito de Leiria, as que mais viram crescer o...

Empresas conquistam 53 troféus PME Excelência e PME Líder

O estatuto PME Excelência e PME Líder 2020, que traduzem os melhores desempenhos económico-f...

Padaria Heleno oferece valor do IVA aos bombeiros

A Padaria Heleno vão dinamizar uma campanha solidária para ajudar bombeiros voluntários dos ...