Apoio à mensalidade de creche reforçado em 39 mil euros

O apoio à mensalidade de creche no âmbito do programa “Crescer Mais”, em vigor desde 2019 e que abrange as crianças que frequentam as creches a funcionar no concelho, “vai beneficiar centena e meia de famílias”.

“Este apoio municipal às famílias com filhos foi ajustado em função do período de interrupção do serviço de creche e das reduções de mensalidade realizadas pelas instituições, garantindo a comparticipação integral do custo efetivo da mensalidade, num valor global de comparticipação de 39.330 euros, para os primeiros quatro meses do ano”, revelou a autarquia no dia 11 de maio em comunicado.

A comparticipação familiar relativamente à frequência da resposta de creche abrange as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as entidades privadas, afirmando o município que se trata de “uma aposta no apoio à natalidade e social às famílias com filhos”.

As creches e os centros de atividades de tempos livres com a atividade suspensa foram obrigados pelo Governo a reduzir o valor das mensalidades cobradas às famílias "em, pelo menos, 40%”, uma decisão que abrange as instituições particulares de solidariedade social e entidades equiparadas.

“As instituições beneficiárias são o Jardim da Isabel, as escolinhas do Trevo (Reguengo do Fetal) e do Pinheirinho (São Mamede), a creche do Centro Infantil do Moinho de Vento e o Jardim de Infância Mouzinho de Albuquerque”, explica o município, que tem em curso a construção de uma creche municipal, um investimento de 600 mil euros, cuja conclusão está prevista para setembro deste ano.

O programa “Crescer Mais” corresponde a “um investimento anual superior a cem mil euros, um valor expressivo, e que será complementado com a abertura da creche municipal que visa reduzir o défice de cobertura (40%) no concelho”, segundo o presidente da autarquia, Paulo Batista Santos.


NESTA SECÇÃO

Alternativa ao marasmo político e económico do concelho

Cansados das promessas dos partidos tradicionais e de figuras eternizadas como deuses, a Ini...

A fundamental questão: por que nos candidatamos à presidência da Câmara da Batalha?

  A primeira análise que se deve fazer a uma candidatura política é a motivação dessa can...

Combater as assimetrias que marcam as condições de vida no concelho

  O projeto CDU é a garantia de respeito pela escolha dos eleitores. Princípios de trabal...