APDR Batalha aprova orçamento de meio milhão

A Associação de Propaganda e Defesa da Região da Batalha (APDRB) prevê chegar ao final do corrente ano com um resultado líquido superior a 25 mil euros, de acordo com o seu orçamento (conta de exploração previsional) para 2019.

Segundo o documento, o total de encargos previsto é de 553.725 euros e os proveitos e ganhos ascenderão a 579.431 euros, pelo que o resultado líquido previsional ronda os 25.705 euros.

O funcionamento do pré-escolar custará 270.319, seguindo-se a creche (184.980) e o centro de atividades de tempos livres (CATL, 98.423 euros). A despesa mais significativa, no conjunto, é com o pessoal (417.788 euros).

No campo das receitas, está à frente o pré-escolar (314.754), seguindo-se a creche (195.486) e o CATL (69.190). A receita global maior provém do Centro Regional de Segurança Social de Leiria (315.375 euros).

No que diz respeito ao Centro Infantil Moinho de Vento, a principal atividade associação, a APDRB considera que “permanece a necessidade de se prosseguir com uma gestão cuidada, a todos os níveis, tendo que se ponderar, devidamente, as adversidades internas e externas que interferem nessa gestão”.

Segundo o documento “Memória Descritiva do Plano de Atividades e Conta de Exploração Previsional 2019”, “o desafio passa por delinear estratégias que consigam superar as dificuldades que advêm da conjuntura económica e social, da região e do país, que condicionam a organização das famílias e que acabam por se refletir nas necessidades, nas expetativas e nas respostas que essas famílias solicitam junto da instituição”.

Por outro lado, adianta a APDRB, “o centro infantil continua a conseguir manter uma procura constante, por parte de pais e encarregados de educação, o que constitui um indicador positivo relativo à qualidade da oferta educativa prestado no seio da comunidade escolar, no concelho e na região. São os resultados positivos deste projeto educativo que consolidam a ambição de continuar a desenvolver projetos para o futuro, requalificando não só o espaço físico, mas também os métodos de trabalho e a organização interna”.

Entre os objetivos da associação destacam-se ainda o desenvolvimento de atividades relacionadas com o exercício físico, nomeadamente a ginástica passiva e aulas de ballet e dança criativa, conferencias temáticas, demonstrações ligadas à estética e ao nutricionismo, entre outras; e colaborar com a Rede Social da Batalha, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco (CPCJ), e fazer-se representar noutras organizações ou eventos do concelho.


NESTA SECÇÃO

“Joia da Batalha” quer ser uma das “7 Maravilhas”

O Mosteiro do Leitão candidatou ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” um doce que bat...

Projetos do concelho no prémio “Ciência na Escola”

Três projetos de alunos do Concelho da Batalha passaram à fase de desenvolvimento da 16ª edi...

Moinho de Vento candidato ao prémio "Heróis da Fruta"

As turmas “Inventores”, “Sabichões” e "Os Traquinas", do Centro Infantil Moinho de Vento, sã...