Antigo hospital prepara-se para receber inovação

Obras reabilitam espaço para o empreendedorismo jovem e partilha de recursos potenciando a qualificação e o emprego.

A obra de reabilitação do edifício do antigo hospital da misericórdia já começou, com o objetivo de instalar a Unidade de Apoio à Rede Europeia de Conhecimento para a Juventude, um espaço vocacionado para o empreendedorismo jovem e partilha de espaços e recursos (coworking), potenciando a qualificação e o emprego de jovens.

O projeto, da câmara municipal, corresponde a um investimento global de 435 mil euros, cofinanciado por fundos europeus, e requalificará o edifício localizado na entrada da Batalha, “contribuindo para a reabilitação urbana e valorização dos espaços públicos”, segundo a autarquia.

“Este projeto conta no seu desenvolvimento com um plano de parcerias que envolverá estabelecimentos de ensino superior da região, empresários e institutos na área do empreendedorismo, promovendo as iniciativas empresariais e a formação dos jovens que desejem beneficiar desta oportunidade”, adianta o município em comunicado.

A Unidade de Apoio à Rede Europeia de Conhecimento para a Juventude terá ligação a projetos europeus nas áreas da juventude e do empreendedorismo, em ligação com o Centro Europeu do Conhecimento para as Políticas de Juventude e a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC).

“Este é um projeto de referência para o futuro do concelho, dirigido para o empreendedorismo e capacitação dos jovens, mas também uma oportunidade para as empresas locais, que passarão a ter um espaço privilegiado de recrutamento e formação de novos quadros”, considera o residente da câmara.

“Este novo espaço jovem empreendedor será um passo em frente na modernização da Batalha e uma oportunidade de valorização de uma geração com enorme potencial”, conclui Paulo Batista Santos.


NESTA SECÇÃO

Estudo de impacto ambiental da Barrosinha à beira do chumbo

O pedido de licenciamento da pedreira da Barrosinha, na freguesia de Reguengo do Fetal, está...

Pedreira da Barrosinha pode acabar em tribunal e com indemnizações

Há intervenções e decisões promovidas até agora por algumas entidades públicas e privadas no...

Ninguém quer a exploração de pedra na Barrosinha

A Assembleia de Freguesia do Reguengo do Fetal recusou por unanimidade a exploração da pedre...