Alunos receberam colegas de cinco países europeus
O Agrupamento de Escola da Batalha (AEB) foi responsável pela organização da primeira mobilidade internacional do projeto Erasmus KA 229, designado “Erasmus + A lab in my pocket: application of the scientific method and experimentation with smartphones sensors" (Um laboratório no meu bolso: aplicação do método científico e experimentação com sensores de telemóveis)
O AEB, que possui uma longa experiência neste tipo de projetos, recebeu de 1 a 7 de dezembro, professores e alunos de Itália, Espanha, Hungria, Roménia e Turquia.
Os 23 alunos estrangeiros ficaram alojados em casa de encarregados de educação dos seus colegas portugueses, que se disponibilizaram para os acolher, e desenvolveram também atividades, de forma autónoma, como pequenas visitas na região.
Este projeto insere-se no projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de quatro turmas do 8º ano de escolaridade, onde todas estiveram envolvidas na preparação, organização e dinamização dos workshops temáticos que visaram promover o conhecimento científico e permitiram que os alunos pudessem realizar diversas experiências práticas recorrendo ao telemóvel, nomeadamente à aplicação Google Science Journal.


Os conteúdos programáticos abordados foram reações químicas, fotossíntese, germinação, luz, intensidade do som e grandezas diretamente proporcionais, através da programação dos Micro:bits, na plataforma Makecode.
Para além dos workshops, foi possível dar-lhes a conhecer duas cidades do nosso país, com uma deslocação a Lisboa e outra à Universidade de Coimbra, inserida numa visita de estudo do 8º ano.
Um dos pontos altos consistiu numa tarde-noite de atividades e de jantar partilhado, em que as famílias que acolheram os alunos do Erasmus+ se deslocaram à escola para partilhar a refeição e para assistir a apresentações preparadas pelos alunos.
“O balanço foi extremamente positivo, com os alunos e professores estrangeiros a destacarem a excelente organização e acolhimento de que beneficiaram”, segundo o AEB.
NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...