Alunos desafiados a criar uma mascote para programa sobre alterações climáticas
Os alunos do 1º ciclo do ensino básico da Região de Leiria foram desafiados a criar uma mascote para o “Programa de Educação, Sensibilização e Informação Pública sobre Alterações Climáticas da Região de Leiria (PESIPAC-RL)”.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM da Região de Leiria) encontra-se a implementar o programa PESIPAC-RL que tem por objetivo a promoção do conhecimento e literacia da população relativamente às alterações climáticas, capacitando-a e sensibilizando-a para a adoção de medidas de autoproteção e de adaptação para fazer face aos riscos a que a Região de Leiria se encontra particularmente exposta.
Este projeto, dirigido à população infantil e à população em geral, propõe o desenvolvimento de ações para promoção do conhecimento e literacia de relativamente aos riscos decorrentes das alterações climáticas com expressão na Região de Leiria, procurando capacitar e sensibilizar para a adoção de medidas de autoproteção, prevenção de comportamentos de risco e conhecimento de pontos críticos e locais de refúgio.
Entre o conjunto de ações destinadas ao público infantil, está um concurso escolar interturmas para criação da mascote do PESIPAC-RL, que além de figurar nos materiais a serem desenvolvidos para este público, irá também funcionar como uma personagem amigável e divertida que facilitará a comunicação e interatividade com as crianças da Região de Leiria, assumindo o papel de “porta-voz” em matéria de sensibilização ambiental. O regulamento do concurso está disponível na página de Internet pesipac.cimregiaodeleiria.pt.
O concurso decorre até ao dia 19 de novembro e os trabalhos devem ser enviados em suporte papel para as instalações da CIM Região de Leiria. A turma vencedora será premiada com uma visita ao Oceanário de Lisboa.
Na página de Internet do projeto em pesipac.cimregiaodeleiria.pt, já podem ser consultados alguns dos materiais produzidos no âmbito deste projeto, como os manuais interativos, que servem de suporte para a sensibilização sobre o impacto das alterações climáticas na Região de Leiria.
Este projeto conta com o apoio da UniaÌo Europeia e do Portugal 2020, atraveÌs do Fundo de Coesão, no aÌmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...