Dário Florindo

Candidato da Iniciativa Liberal

Alternativa ao marasmo político e económico do concelho

Cansados das promessas dos partidos tradicionais e de figuras eternizadas como deuses, a Iniciativa Liberal apresenta-se pela primeira vez a eleições na Batalha e assume-se como a real alternativa ao marasmo político e económico do nosso concelho. Ouvindo os cidadãos, as empresas e as associações, desenvolvemos um programa eleitoral orientado à criação de riqueza e desenvolvimento sustentado no longo prazo, orientado por cinco pilares:

Transparência na Gestão Municipal: importa responder com rapidez às solicitações dos batalhenses independentemente da sua cor política e as associações merecem ser ouvidas e saber com o que contam a longo-prazo. Propomos entre outras: i) a divulgação detalhada e monitorização das obras e contratos públicos; ii) a divulgação detalhada das transferências de financiamento previstas e as efetivamente realizadas para freguesias e associações; iii) a revisão do regulamento de apoio ao associativismo e a criação de um comité de júris independentes e regras de atribuição objetivas.

Empresas, Turismo e Dinamização da Economia Local: face à falta de visão estratégica para o desenvolvimento do turismo e indústria, chegou a hora de orientar a Batalha rumo ao futuro. São as empresas que criam empregos, geram riqueza e atraem novas famílias ao concelho afirmando-se como o futuro e o desenvolvimento da Batalha, pelo que propomos: i) eliminação da Derrama Municipal; ii) revitalização do Parque industrial da Jardoeira e de São Mamede, através da sua expansão física e redução das taxas aplicáveis ao valor mínimo; iii) estratégia municipal para o Turismo, para aumentar as dormidas e o volume de negócios das empresas; iv) agilizar os processos de licenciamento de novas habitações e a revisão do PDM.

Saúde, Famílias e Envelhecimento Ativo, porque para lá do COVID, não esquecemos as filas na madrugada na USF ou as promessas nunca cumpridas - o Município da Batalha falhou na resposta à população. Cuidar também é prevenir, respeitar e reconhecer os mais velhos que no passado ajudaram de desenvolver a Batalha. Propomos: i) a criação de um gabinete de higiene oral, psicologia e nutrição no USF Condestável; ii) a subcontratação de serviços de saúde primários e continuados junto das entidades privadas; iii) sinalização de casos críticos de saúde, solidão e abandono de idosos; iv) fomentar fiscalmente e agilizar os processos de licenciamento de novos lares e creches; v) ATL gratuito para criança até aos 12 anos.

Ambiente e Infraestruturas: cansados de promessas e denúncias que não resultam em ações concretas, os batalhenses exigem a resolução dos seus problemas como a poluição que destrói o mosteiro e o Lena. Propomos: i) abolir as portagens na A19 para veículos pesados; ii) requalificar as estradas de São Mamede e do Reguengo; iii) expandir a rede de saneamento e ecopontos; iv) assegurar ciclovias intermunicipais e que o GIRA chega a todas as freguesias; v) avançar para um consenso intermunicipal para a questão dos efluentes suinícolas; vi) Assegurar um Plano de Defesa contra Incêndios.

Cultura e Património: Não chega anunciar, fazer promessa de novos trilhos e percursos, criar aldeias turísticas e promover a Batalha se não asseguramos a manutenção dos espaços e do património. Propomos: i) executar os percursos pedestres prometidos (Rota das Pedreiras e Vale do Lena); ii) assegurar o desenvolvimento turístico da Pia da Ovelha e do Buraco Roto; iii) descentralizar competências na gestão do Mosteiro da Batalha; iv) requalificar a Pia do Urso e assegurar a identificação e manutenção dos trilhos já existentes no concelho.

Dia 26, se queres diferente, não votes igual. Vota Liberal!


NESTA SECÇÃO

Pai e filha bebé residentes na Batalha morrem em acidente, funeral marcado

O homem e a sua filha de dois meses que morreram no acidente ocorrido na Estrada Atlântica, ...

Região pede financiamento para seis projetos que considera fundamentais desenvolver

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) revelou no dia 25 de ...

Valorlis premeia escolas com melhor desempenho ambiental

  Os 55 estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2021/...