Dário Florindo

Candidato da Iniciativa Liberal

Alternativa ao marasmo político e económico do concelho

Cansados das promessas dos partidos tradicionais e de figuras eternizadas como deuses, a Iniciativa Liberal apresenta-se pela primeira vez a eleições na Batalha e assume-se como a real alternativa ao marasmo político e económico do nosso concelho. Ouvindo os cidadãos, as empresas e as associações, desenvolvemos um programa eleitoral orientado à criação de riqueza e desenvolvimento sustentado no longo prazo, orientado por cinco pilares:

Transparência na Gestão Municipal: importa responder com rapidez às solicitações dos batalhenses independentemente da sua cor política e as associações merecem ser ouvidas e saber com o que contam a longo-prazo. Propomos entre outras: i) a divulgação detalhada e monitorização das obras e contratos públicos; ii) a divulgação detalhada das transferências de financiamento previstas e as efetivamente realizadas para freguesias e associações; iii) a revisão do regulamento de apoio ao associativismo e a criação de um comité de júris independentes e regras de atribuição objetivas.

Empresas, Turismo e Dinamização da Economia Local: face à falta de visão estratégica para o desenvolvimento do turismo e indústria, chegou a hora de orientar a Batalha rumo ao futuro. São as empresas que criam empregos, geram riqueza e atraem novas famílias ao concelho afirmando-se como o futuro e o desenvolvimento da Batalha, pelo que propomos: i) eliminação da Derrama Municipal; ii) revitalização do Parque industrial da Jardoeira e de São Mamede, através da sua expansão física e redução das taxas aplicáveis ao valor mínimo; iii) estratégia municipal para o Turismo, para aumentar as dormidas e o volume de negócios das empresas; iv) agilizar os processos de licenciamento de novas habitações e a revisão do PDM.

Saúde, Famílias e Envelhecimento Ativo, porque para lá do COVID, não esquecemos as filas na madrugada na USF ou as promessas nunca cumpridas - o Município da Batalha falhou na resposta à população. Cuidar também é prevenir, respeitar e reconhecer os mais velhos que no passado ajudaram de desenvolver a Batalha. Propomos: i) a criação de um gabinete de higiene oral, psicologia e nutrição no USF Condestável; ii) a subcontratação de serviços de saúde primários e continuados junto das entidades privadas; iii) sinalização de casos críticos de saúde, solidão e abandono de idosos; iv) fomentar fiscalmente e agilizar os processos de licenciamento de novos lares e creches; v) ATL gratuito para criança até aos 12 anos.

Ambiente e Infraestruturas: cansados de promessas e denúncias que não resultam em ações concretas, os batalhenses exigem a resolução dos seus problemas como a poluição que destrói o mosteiro e o Lena. Propomos: i) abolir as portagens na A19 para veículos pesados; ii) requalificar as estradas de São Mamede e do Reguengo; iii) expandir a rede de saneamento e ecopontos; iv) assegurar ciclovias intermunicipais e que o GIRA chega a todas as freguesias; v) avançar para um consenso intermunicipal para a questão dos efluentes suinícolas; vi) Assegurar um Plano de Defesa contra Incêndios.

Cultura e Património: Não chega anunciar, fazer promessa de novos trilhos e percursos, criar aldeias turísticas e promover a Batalha se não asseguramos a manutenção dos espaços e do património. Propomos: i) executar os percursos pedestres prometidos (Rota das Pedreiras e Vale do Lena); ii) assegurar o desenvolvimento turístico da Pia da Ovelha e do Buraco Roto; iii) descentralizar competências na gestão do Mosteiro da Batalha; iv) requalificar a Pia do Urso e assegurar a identificação e manutenção dos trilhos já existentes no concelho.

Dia 26, se queres diferente, não votes igual. Vota Liberal!


NESTA SECÇÃO

Raul Castro presidente da Câmara da Batalha com maioria absoluta (atualização)

O Movimento Independente Batalha é de Todos, liderado por Raul Castro, venceu as eleições au...

Somos Batalha e Batalha é de Todos protagonizam a disputa mais acesa

As candidaturas PSD/Somos Batalha e o movimento Batalha é de Todos, apoiado pelo PS, protago...

Combater as assimetrias que marcam as condições de vida no concelho

  O projeto CDU é a garantia de respeito pela escolha dos eleitores. Princípios de trabal...